PS-M pede explicações a Calado sobre contrato de 100 mil euros com empresa de sondagens

João Pedro Vieira“Os madeirenses ficaram a saber que Pedro Calado, vice-Presidente do Governo Regional, adjudicou a uma empresa de sondagens um contrato de 100 000 euros, o maior contrato alguma vez estabelecido entre entidades públicas e uma empresa deste tipo”, disse hoje o secretário-geral do PS-M, em nota enviada à comunicação social.

João Pedro Vieira, secretário geral do PS, diz que Pedro Calado explicou que este contrato servirá para a “realização de trabalho de campo e análise de resultados de entrevistas e ‘focus group’ para a avaliação da realidade social, cultural e económica dos municípios da RAM”, mas qualquer conhecedor da área sabe, por exemplo, que “focus group” não servem para caracterizar, mas sim para testar, entre outras coisas, mensagens políticas”.

A mesma nota refere que “a um ano das eleições regionais, por mais voltas que Pedro Calado procure dar, a verdade é que o Governo Regional adjudicou o maior contrato de sempre, com dinheiros públicos, para a realização de sondagens e estudos de opinião que servirão apenas os propósitos eleitorais do PPD/PSD e do Governo Regional. Na linha, aliás, do que fez este mês, ao pagar publicidade em nome do Governo Regional, com mensagens político-partidárias, em todos os meios de comunicação social regional”.

O secretário geral do PS sublinha que “depois dos cheques, dos cartazes e da publicidade enganosa, o dinheiro dos madeirenses servirá agora para o PPD/PSD realizar sondagens durante um ano. Ora, já que serão pagas com o dinheiro de todos os madeirenses, o PS-Madeira exige que os seus resultados sejam conhecidos e tornados públicos, para que os madeirenses possam acompanhar, mês a mês, o descalabro eleitoral do PPD/PSD”.