Segunda fase da Rua Dr. Fernão Ornelas avança em janeiro, trabalhos da primeira fase quase concluídos e reabertura é segunda-feira

Fernão ornelas abre segunda
Esta tarde, decorrem os trabalhos de limpeza desta parte da Rua Dr. Fernão de Ornelas, preparando-a para a reabertura na segunda-feira.
fernão ornelas 1
Era assim…
Fernão trabalhos
Os trabalhos iniciais…
Fernão ornelas obra
O trânsito fez-se para quem pretendia entrar no parque do Anadia.
Fernão Ornelas paralelepipedos
A colocação dos paralelepípedos na zona central deste percurso entre a Rua Visconde do Anadia e a Rua do Ribeirinho.
Fernão Ornelas imagem final B
O projeto final será este.

As obras na Rua Dr. Fernão de Ornelas, no troço compreendido entre a Rua do Ribeirinho e a Rua do Anadia, estão praticamente concluídas e a reabertura já está marcada para as 10 horas da próxima segunda-feira, 19 de novembro, duas semanas antes do prazo previsto para a conclusão dos trabalhos. Até ao início de nova intervenção na parte restante da rua, o trânsito automóvel circulará como anteriormente.

imagem FO 1 FASE
A circulação na Rua Dr. Fernão de Ornelas manter-se-á no sentido Rua do Carmo em direção à Rua Visconde do Anadia, sendo possível virar à esquerda para a Rua do Ribeirinho de Baixo, em direção ao parque de estacionamento, ou à Rua do Seminário.

Numa planificação por fases, que passará pelo encerramento de uma das ruas mais emblemáticas da cidade do Funchal, a Câmara Municipal tem previsto para janeiro de 2019 o início dos trabalhos relativos à segunda fase do projeto, sendo que o “produto final” já demos conta em várias reportagens anteriores, através de imagens.

Um dos objetivos da Autarquia foi executar esta obra de modo a possibilitar a reabertura da rua para a época de Natal, atendendo à circunstância de estarmos perante uma época de grande movimento, numa área de intenso comércio, próxima do Mercado dos Lavradores e que, por isso, mereceu uma atenção especial neste domínio da circulação, sendo que enquanto decorreu a intervenção, toda a envolvente da cidade registou atrasos significativos no trânsito, com os transtornos daí resultantes.

A primeira fase dos trabalhos está enquadrada no projeto global arquitetónico de requalificação do arruamento, bem como na substituição das redes de saneamento básico, traduzindo um investimento da Autarquia, na ordem dos 313 mil euros.

Recorde-se que a Câmara já tinha dado conta ao FN, em setembro, que “a valorização da Rua Dr. Fernão de Ornelas, que é o principal eixo comercial da cidade, é absolutamente estratégica para a economia local e para o turismo do concelho”, apontando “a melhoria da mobilidade urbana, a adequação da via à maior circulação pedonal, tornar o espaço público mais seguro e confortável, a valorização do património, e a melhoria dos equipamentos são objetivos a que o projeto de requalificação se propõe” como “mais-valia evidente”.

O projeto global, que envolve o encerramento da Rua Dr. Fernão de Ornelas, não é totalmente pacífico, em função da posição já assumida por alguns comerciantes. A Câmara referiu, já, a intenção de proceder a avaliações, mas o grande objetivo da Autarquia prende-se com a necessidade de “tornar o Funchal uma cidade cada vez mais acessível, com melhor qualidade de vidas para os residentes, mas também maior atratividade para os turistas, sendo a dinamização do comércio local uma das prioridades políticas do atual Executivo camarário, por via de soluções que melhorem o espaço público, que continuaremos a promover”.

Relativamente ao normal fluxo do tráfego automóvel, refira-se que a circulação na Rua do Seminário será invertida, circulando da Rua do Ribeirinho de Baixo em direção à Rua do Carmo; A circulação na Rua do Ribeirinho de Baixo será invertida, circulando da Rua do Carmo em direção à Rua do Seminário ou à Rua Dr. Fernão de Ornelas.

A circulação na Rua do Seminário será invertida, circulando da Rua do Ribeirinho de Baixo em direção à Rua do Carmo; A circulação na Rua do Ribeirinho de Baixo será invertida, circulando da Rua do Carmo em direção à Rua do Seminário ou à Rua Dr. Fernão de Ornelas.