Sofia Areal inaugura amanhã exposição na Ordem dos Arquitectos

“Paisagens Singulares” é como se chama a exposição da artista portuguesa Sofia Areal, que será inaugurada amanhã, dia 16, pelas 18 horas, na delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, na Rua dos Netos, 24, no Funchal. Esta mostra, que ficará patente ao público até 28 de Janeiro do ano que vem, incluirá uma série de 18 desenhos de pequena dimensão – “Um Pouco Mais de Azul HReeves” criados tendo em conta o local expositivo e a “sempre presente influência da Madeira e o Funchal, no trabalho da artista, principalmente na sua escolha cromática”. Para além desta série, refere a OA, estarão também expostos alguns trabalhos de maiores dimensões.

Sofia Areal já expôs previamente na Madeira, tendo inclusive apresentado uma abordagem aos seus últimos 15 anos de trabalho no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na “De mim para mim – Uma colecção privada” em que se juntam trabalhos recentes a obras próprias da colecção privada da artista dos últimos 15 anos. A mostra foi prolongada até dia 10 de Novembro de 2018.

Uma das mais importantes pintoras da sua geração, Sofia Areal começou a sua formação artística em Inglaterra, com os cursos de Textile Design e o Foundation Course, do Hertsfordshire College of Art and Design, em St. Albans, (1979-81). Regressada a Portugal, estudou nos ateliers de Gravura e Pintura do Ar.Co., em Lisboa. Expõe colectivamente desde 1982 e individualmente desde 1990. Além da pintura e do desenho, desenvolve também a sua investigação plástica nas áreas da ilustração, design gráfico e cenografia. Em 2011, apresentou na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional em Lisboa, com produção dos Artistas Unidos, uma exposição antológica dos últimos dez anos de trabalho. A mostra foi acompanhada por um livro com os mesmo tópico, publicado pela editora Babel, e contendo textos de, entre outros, Jorge Silva Melo e Luís Campos e Cunha.

Em 2012, ilustrou a Colóquio Letras, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013 lançou um livro juntamente com o Professor Emérito de Harvard, Allan Hobson – “Criatividade”. Desde 2013, Sofia Areal iniciou um programa de exposições internacionais, em Macau – Fundação Oriente 2014, Oslo – Espaço de arte da Embaixada 2015, Dublin em 2016.

No mesmo ano estreou o filme de Jorge Silva Melo, Sofia Areal: Um Gabinete Anti-Dor. Em 2017 continuou uma série de exposições começadas em 2016 no quARTel das Artes em Abrantes, sobre a sua colecção privada no Centro Cultural de Lagos, seguida de, em 2018, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e no Centro Cultural Raiano, série esta que continuará em 2019. Nesse mesmo ano terá uma exposição no Centro Cultural Português no Luxemburgo. Em 2017-2018 realizou também um painel de azulejos em conjunto com outros artistas e três painéis individuais, todos com a Galeria Ratton em Lisboa.

Encontra-se representada em importantes colecções portuguesas e internacionais, como a de Serralves ou da Gulbenkian, além da da Caixa Nova da Galiza, em Vigo, entre diversas outras, que incluem o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, “Mudas”.