Festa de São Pedro de Alcântara na Calheta

Capela S. Pedro AlcantaraSílvio Mendes

No domingo dia 18 de novembro vai ser celebrada a festa de São Pedro de Alcântara, na capela com aquela invocação situada na freguesia da Calheta.
A missa principiará às 16 horas e depois haverá animação com a Banda Municipal Paulense.
Recentemente aquela capela teve obras de beneficiação com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.
Durante muitos anos aquele templo foi a sede da paróquia do Atouguia.

São Pedro nasceu em Alcântara, Espanha, em 1499, com o nome de Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, originário de uma família nobre.
Estudou Direito na Universidade de Salamanca e seguiu a vida religiosa no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara, onde foi ordenado frade com o nome de Pedro de Alcântara.
Para além de Espanha, São Pedro pregou em Portugal, sendo conselheiro de Carlos V e de D. João III, rei de Portugal. Estabeleceu-se na Serra da Arrábida, onde fundou mosteiros, entre os quais o Convento de Nossa Senhora da Arrábida.
Ao morrer recusou um copo de água lembrando que Jesus também sofreu sede. Morreu de joelhos a 18 de Outubro de 1562 dizendo as palavras “Que alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor”.
São Pedro é o padroeiro do Brasil, de Alcântara e de Estremadura. Tornou-se no santo de devoção da Família Real. O seu nome foi escolhido como nome de batismo de Dom Pedro I e Dom Pedro II, imperadores do Brasil. Por dormir pouco foi escolhido para padroeiro dos adoradores nocturnos.
Foi beatificado em 1622 e canonizado a 1669.