CDS-PP denuncia que “bombeiros sapadores só têm o nome” por falta de legislação

CDS Luis Miguel
Luís Miguel Rosa: “A passagem de bombeiros municipais a sapadores foi uma das bandeiras eleitorais da Coligação Confiança, mas após um ano em funções, o problema está numa encruzilhada”.

O vereador do CDS-PP na Câmara Municipal do Funchal, Luís Miguel Rosa, desafiou a Coligação Confiança a resolver o imbróglio que envolve o Corpo de Bombeiros Sapadores “que de sapadores só têm o nome”, porque na situação em que está “rege-se por normativos e regras dos bombeiros municipais”.

O assunto foi colocado na mesa da reunião desta quinta-feira da vereação pelo autarca do CDS-PP. “É uma questão que nos preocupa e quisemos saber como é que será feita a transição”, explicou Luís Miguel Rosa. “Não existe legislação que permita a mobilidade de municipais para sapadores, essa legislação terá que vir da Assembleia da República.

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do partido “a passagem de bombeiros municipais a sapadores foi uma das bandeiras eleitorais da Coligação Confiança, mas após um ano em funções, o problema está numa encruzilhada. “Esta é uma questão que promete se arrastar no tempo e terá consequências nos quartéis”, disse, lembrando que existem “implicações na questão salarial e na progressão da carreira”.

Sem legislação nacional Luís Miguel Rosa antevê problemas porque há o risco de dentro dos quartéis coexistirem bombeiros com a categoria de sapadores e um vencimento superior a fazer as mesmas coisas dos outros bombeiros municipais, mais velhos, com mais anos de profissão, mas que ainda não transitaram para a categoria de sapadores e por isso auferem uma remuneração inferior.

Luís Miguel Rosa congratulou-se com os 50 trabalhadores da CMF que fizeram melhoria das suas competências, alguns ao nível da formação académica, o que lhes permite uma progressão na categoria, melhorias salariais e competências para prestarem um serviço mais qualificado.