Autarquia do Porto Moniz promove rastreios de diabetes

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, a Câmara Municipal do Porto Moniz está a promover, em todas as freguesias do concelho, rastreios gratuitos a esta doença.

Segundo o edil do Porto Moniz “a autarquia tem implementado uma série de medidas de apoio directo à população, entre as quais um conjunto de iniciativas que visam a promoção de hábitos de vida saudável e, acima de tudo, um envelhecimento activo e participativo da população do nosso concelho”.

Emanuel Câmara recordou, a propósito, todo o trabalho feito para com os mais idosos, nomeadamente a criação do Gabinete de Apoio ao Idoso, que “veio aumentar a proximidade e presença do município junto de uma faixa etária da sociedade que carece de mais atenção, não só pelas particularidades da idade, mas também pela consideração que merece por tudo o que fez ao longo da vida pelos seus e pela sua terra.”

Para o presidente da Câmara, o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município do Porto Moniz “é um exemplo no país pelas suas medidas e políticas de proximidade com a população idosa.” Refere que a medida mais visível é o apoio no valor de 120€ anuais na aquisição de medicamentos para todos os idosos do concelho.  “Actualmente, Gabinete do Idoso acompanha mais de 620 idosos, os quais usufruem de ajudas, que vão muito além do apoio à compra dos medicamentos. Criamos uma equipa multidisciplinar com o objectivo de oferecer um leque variado de serviços e visando a colaboração na resolução de problemas dos nossos idosos. Uma equipa de jovens do concelho, composta por uma enfermeira, uma psicóloga, uma massagista, uma assistente social, uma socióloga e um professor de educação física, e que está permanentemente ao serviço dos idosos do nosso concelho, encarregues de auxiliá-los no que for preciso, destacando-se o apoio em deslocações rotineiras, as visitas ao domicílio e as aulas de actividade física que se realizam todas as semanas em todas as freguesias do concelho”, realçou.

A par das actividades desenvolvidas durante todo o ano, esta semana a actividade do Gabinete é complementada com estes rastreios que se realizarão entre segunda e quarta-feira, estando disponíveis para toda a população do Porto Moniz. Terão lugar antes das aulas de actividade física, promovidas pelo Gabinete do Idoso em todas as freguesias do concelho, refere uma nota da Câmara.