Morreu Stan Lee, grande criador de BD norte-americana

Stan Lee, uma personalidade icónica do mundo da banda desenhada norte-americana, criador de dezenas de super-heróis da Marvel Comics, faleceu ontem, segunda-feira, no hospital Cedars -Sinai, em Los Angeles. Tinha 95 anos e nas mais recentes adaptações cinematográficas que deram uma nova vida a tantos personagens bem conhecidos dos amantes da BD (como o Homem-Aranha, X-Men, Daredevil ou o incrível Hulk, entre muitos outros, fazia sempre geralmente uma rápida e momentânea aparição, quase à moda de Alfred Hitchcock, com a diferença que fazia algum comentário verbal.

Era um autêntico ícone do mundo imaginário e alternativo povoado pelos super-heróis dos “comics” americanos. Era o último dos grandes criadores deste género de arte ainda vivo, depois do falecimento de Steve Ditko e Jack Kirby, que com ele colaboraram e que o antecederam no derradeiro adeus.

Stan Lee foi conduzido ao hospital por uma ambulância chamada ao seu lar em Hollywood. Durante quase sete décadas foi casado com a modelo Joan Lee, que faleceu em 2017.