Peregrinação no domingo de Cristo Rei

Peregrinação Vicentina

Sílvio Mendes

Domingo, 25 de novembro, dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Cristo, Rei do Universo, vai realizar-se uma peregrinação ao monumento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, conhecido como monumento a Cristo Rei e que se situa na freguesia do Caniço.
A caminhada espiritual que se iniciará na igreja do Caniço pelas 15 horas é organizada pelo Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo que orienta as trinta e nove Conferências de São Vicente de Paulo da Madeira e Porto Santo e que têm como objetivo ajudar os carenciados.
À chegada dos peregrinos ao monumento, cerca das 16 horas, será celebrada a Eucaristia presidida por D. António Carrilho, Bispo da Diocese do Funchal.
Com a festa de Cristo Rei, assinalada no o penúltimo domingo de novembro, termina o ano litúrgico espaço de tempo que se inicia com o período de quatro semanas completas que antecedem a Solenidade do Nascimento de Jesus Cristo, tempo do Advento.
A peregrinação das Conferências de São Vicente de Paulo da Madeira é realizada há já muitos anos e nela participam muitos Vicentinos e também pessoas das mais diversas localidades que naquele dia prestam homenagem a Cristo Rei.