Conselho de Juventude da Madeira reúne-se amanhã

O Conselho de Juventude da Madeira, órgão de consulta do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, vai reunir amanhã, pelas 18 horas, no Centro de Juventude do Funchal. Neste encontro habitual, os conselheiros, representantes das organizações de juventude, juventudes partidárias, organismos públicos que de forma directa e indirecta intervêm para a execução das políticas de juventude, têm oportunidade de debater e apresentar propostas que, na sua perspectiva, se revistam de interesse para os jovens da Região Autónoma da Madeira (RAM).

 No intuito de apresentar as conclusões finais do processo do Diálogo Estruturado Europeu referentes ao 6º Ciclo, implementado junto dos jovens da Madeira e de todo o país, o Conselho Nacional de Juventude far-se-á representar nesta reunião, refere uma nota oficial do gabinete do secretário.

 Dada a presença das organizações de juventude e de entidades com actuação transversal neste domínio, esta plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional divulgará alguns projectos na área da formação cívica dos jovens em 2018 e 2019 com enquadramento europeu.

De entre os principais eixos de actuação, o Conselho Nacional de Juventude assume-se como interlocutor perante os poderes constituídos e pretende reivindicar o direito à consulta sobre todos os assuntos que respeitem à juventude portuguesa em geral. Colabora igualmente com os organismos da Administração Pública através da realização de estudos, emissão de pareceres e informações relacionados com problemática e interesses juvenis.

A sua presença no Conselho de Juventude da Madeira pretende ser um contributo na partilha de experiências e projectos realizados e a implementar a nível nacional e europeu, os quais se revestem de interesse para as organizações juvenis e de juventude da RAM.