Conservatório com agenda repleta de actividades para Novembro e Dezembro

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira apresentou uma agenda de eventos repleta para os meses de Novembro e Dezembro. São 46 eventos no total. Destes, onze decorrem durante o corrente mês de Novembro e 35 decorrem em Dezembro. Os 35 eventos de Dezembro acontecem entre os dias 1 e 14, devido a uma catividade de apresentação pública de alunos muito elevada. Este é também um período coincidente com exames e avaliações de alunos.

De entre os eventos destacam-se, pois, os Concertos de alunos do Curso Profissional de Instrumentista, à sexta-feira, às 20h30 no Salão Nobre do Conservatório. “Estes concertos costumam ter casa cheia e o público é maioritariamente turista, que já contacta o Conservatório por correio electrónico a saber da agenda de eventos e assim poderem programar as suas visitas de férias neste período. O primeiro destes concertos acontece já no dia 9 de Novembro e decorrem até 14 de Dezembro”, diz Carlos Gonçalves, director do CEPAM.

Já as audições de núcleo acontecem de forma descentralizada em zonas como Santana, Machico, Santa Cruz, Camacha, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, São Vicente, Ponta do Sol, Calheta e Funchal. Estas audições são momentos importantes e únicos no processo de ensino e aprendizagem ao nível das artes performativas, com especial enfoque na área da música, revertendo-se em momentos de apresentação pública que permitem aferir e aperfeiçoar as competências relativas à audição e interpretação musicais dos alunos, diz o CEPAM. À comunidade educativa e ao público em geral, proporciona que tenham um conhecimento substancial acerca do que se faz no núcleo ao nível da educação artística. Entre Novembro e Dezembro estão previstas 13 audições de alunos.

Para além dos eventos acima designados, destacam-se igualmente as FCT’s (Formações em Contexto de Trabalho) dos alunos dos Cursos Profissionais de Instrumentista e que acontecem no Hotel Porto Mare, numa parceria pedagógica com o grupo hoteleiro Porto Bay. Estão previstos seis concertos no Hotel Porto Mare.

A Dança e o Teatro fazem-se representar neste plano, com aulas abertas e exercícios de teatro, respectivamente, ambos abertos ao público, acrescenta Carlos Gonçalves.

Este ano o Conservatório está também representado na programação das Festas de Natal e Fim-de-Ano da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. A programação pode ser acompanhada na página do Facebook e no site do Conservatório, http://www.conservatorioescoladasartes.com/