Banco Alimentar prepara campanha de recolha de alimentos em Dezembro

O Banco Alimentar da Madeira informa que vai arrancar com os preparativos para a Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados, nos dias 1 e 2 de Dezembro. O recrutamento de voluntários, diz o BA, constitui o primeiro passo e a tarefa mais complexa, no contexto da organização das campanhas do Banco Alimentar, pois é regra “promover a maior envolvência da sociedade civil, organizações da economia social, dirigentes e colaboradores de empresas, entre outras boas vontades”.

Desde a primeira campanha, é esta a dinâmica implementada e em resultado têm sido acolhidos, nos supermercados e no armazém, cerca de 1.500 voluntários, dando rosto ao Banco alimentar, desde os mais novos até aos seniores.

Nesta fase, multiplicam-se as acções de sensibilização em escolas, empresas, clubes desportivos, organismos oficiais, autárquicos, entidades militares, entre outras tantas abordagens, num verdadeiro movimento de mobilização de vontades único no país e na região, salienta o Banco Alimentar.

Simultaneamente, são desencadeados contactos com as cerca de 30 empresas do ramo alimentar e  cadeias de distribuição regionais e nacionais, para a preparação e organização logística das campanhas de recolha. Acrescem ainda os pedidos de apoio em transporte, combustível, refeições, artes gráficas, readaptação/logística do armazém, recepção de inscrições de voluntários e respectiva colocação em supermercados, atendimento telefónico, organização do programa de animação, com vista a  proporcionar momentos de descontracção e aproximação entre os presentes no armazém.

“Sucedem-se outras tarefas absorventes e inadiáveis, que  podem ser realizadas com a ajuda de voluntários, facilitando e permitindo à equipa do Banco a conciliação das tarefas diárias com toda esta dinâmica peculiar e contagiante. O antes e o depois da Campanha são tão importantes quanto o decurso das mesmas nos dias 1 e 2 de Dezembro e, sendo  o leque de propostas de voluntariado tão diversificado, possibilita uma  panóplia de ajudas imensurável e complementar”, refere a instituição.

O BA lança pois o desafio a todos quantos queiram associar-se a esta campanha, oferecendo comprometidamente o tempo que desejarem, quer para esta fase preparatória, decurso da campanha nos dias 1 e 2 de Dezembro, bastando para o efeito inscreverem-se para as áreas preferenciais, em  www.bancoalimentar.pt/quero-ser-voluntario/ ou através dos contactos 291 617 839 / 967 583 368.

“Logo após a campanha e na mesma semana são elaborados os cabazes, pelo que todas as mãos são bem-vindas”, refere-se.