Orçamento de Estado “é uma farsa” para a Madeira, diz Sara Madruga a Mário Centeno

Sara MadrugaA deputada social democrata madeirense Sara Madruga da Costa reputou de “farsa” o Orçamento do Estado para a Madeira e acusou o Governo de “mentir e enganar os madeirenses. Os madeirenses já perceberam que foram enganados e que o Orçamento do Estado é também uma farsa também para a Madeira”.

“Podemos pretender enganar todos por algum tempo, até conseguir enganar alguns por todo o tempo, mas não conseguimos enganar todos, todo o tempo” começou por dizer a deputada, dirigindo-se a Mário Centeno, no âmbito da discussão na generalidade, do Orçamento do Estado para 2019.

Numa alusão a um ditado popular madeirense “de um poço sujo, não se retira água limpa”, Sara Madruga da Costa lembrou os “três anos de promessas por cumprir”, tendo referido que com este Orçamento “fica clarinho como a água, a aldrabice e o embuste em torno do financiamento do novo Hospital da Madeira e da taxa de juro do empréstimo da Madeira”.

A deputada recordou que o Governo prometeu pagar 50% do custo do novo Hospital, mas agora só assume esse pagamento em 13%, anuncia um financiamento superior a 132 milhões de euros, mas depois publica uma resolução apenas de 96,5 milhões de euros.

Sara Madruga da Costa questionou igualmente o ministro das Finanças, sobre aquilo que apelidou de “castigo em dobro” que o Governo impõe à Madeira com a taxa de juro de empréstimo da Região.

“Este Governo castiga em dobro, os madeirenses e ganha em dobro com a Madeira. Castiga em dobro a Madeira, porque não baixa a taxa de juro para 2,5%, não elimina a taxa cobrada pela República e introduz o pagamento antecipado da dívida. E com isso, não permite à Madeira uma poupança de cerca de 140,5 milhões de euros. Ganha em dobro, com a Madeira, primeiro com a taxa de agiotagem e segundo com a condição adicional de pagamento antecipado do empréstimo”.