Inclusão e prevenção do abandono escolar. Professores dos Louros participam em encontro europeu na Roménia

(Foto DR)

Dois professores e a presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros estiveram recentemente na Roménia, com o objetivo de conhecer e partilhar experiências no âmbito da promoção da inclusão e da prevenção do abandono escolar.

O encontro, dinamizado em contexto de programa europeu Erasmus+, contou ainda com docentes e técnicos da Dinamarca, Grécia e de uma outra escola portuguesa do distrito do Porto.

De 15 a 19 de outubro, os professores visitaram várias escolas e projetos em Târgu Frumos, Iaşi, na Roménia, tentando conhecer e analisar quais as melhores formas de garantir o acesso ao sucesso e à inclusão escolares, assim como prevenir o abandono escolar, recorrendo ao uso das tecnologias da informação e comunicação. “Metodologias que, no contexto atual, terão de ser pensadas para todos os alunos, com ou sem dificuldades de aprendizagem, sem elas ligeiras ou severas”, conforme destacam os docentes da escola madeirense.

Durante este encontro, o quarto levado a cabo pelos parceiros do projeto “Let me think / Let me be myself – ICT as a tool of inclusion and opportunities”, os profissionais assistiram a aulas onde são usadas as tecnologias da informação e da comunicação no desenvolvimento das tarefas da sala de aula das diferentes disciplinas / ciclos.

Fez também parte da agenda a realização de duas ações de formação no Centro Inclusivo “Trinitas”, em Târgu Frumos, com os temas “Introdução de métodos não formais nas atividades da sala de aula” e “Artesanato ecológico e reciclado”. Nestas sessões de trabalho, foi possível conhecer, partilhar e refletir sobre as práticas pedagógicas de cada país e as articulações didáticas entre os vários parceiros do sistema educativo daquela vila romena, cuja escola anfitriã acolhe 620 alunos, dos 6 aos 15 anos, alguns com necessidades especiais ao nível da aprendizagem e que desenvolvem tarefas dentro e fora da sala de aula da turma-base.

O próximo intercâmbio será no próximo mês de fevereiro, no Porto.