Manuel Brito alvo de homenagem amanhã no Congresso Nacional da Ordem dos Médicos

Manuel Brigo Ordem
Manuel Brito alvo de homenagem, amanhã, em Lisboa, durante o Congresso da Ordem dos Médicos.

Manuel Brito será alvo de homenagem, amanhã, sábado, 27 de outubro, no 21º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que já decorre no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, sob o tema «O Futuro na Medicina. A proposta foi do Conselho Médico da Ordem na Madeira.

Pedro Freitas, responsável pela Ordem dos Médicos na Região considera relevante distinguir uma figura “que tem um currículo inquestionável”, referindo as funções que o médico desempenhou enquanto “diretor clínico, presidente do Conselho Médico da Ordem, secretário regional da Saúde, além do desempenho enquanto profissional”, o que, por si só, “representa um percurso que deve ser enaltecido”.

Manuel Brito foi o primeiro secretário da Saúde do atual Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque. Foi substituído, em 2015, por João Faria Nunes, que por sua vez saíu para dar lugar a Pedro Ramos, o atual titular do cargo.

Miguel Guimarães, o presidente nacional da Ordem dos Médicos expressa, na página oficial do Congresso que “o tema é direcionado para o futuro e surge numa altura em que caminhamos a passos largos para um mundo digital global. Por isso mesmo, o XXI Congresso Nacional da Ordem dos Médicos tem a denominação: ‘O Futuro na Medicina”.

Diz que “o desenvolvimento tecnológico já se faz sentir atualmente no nosso trabalho diário. No entanto, é expectável que se intensifique nas próximas décadas. Com essa evolução, surgem-nos várias interrogações, tais como: Que novas opções profissionais tem o médico do futuro? Que novas especialidades irão surgir e serão necessárias para satisfazer as necessidades das populações? Qual o posicionamento do médico no futuro, nas equipas multiprofissionais e multidisciplinares? Com que novas máquinas e materiais vamos trabalhar? Quais são os desafios que se correlacionam com o progressivo aumento da esperança média de vida? Como poderemos adaptar a formação de novos profissionais às novas exigências? Estas questões – e outras tantas igualmente pertinentes que, naturalmente, nos surgirão – carecem de debate no presente, para que se prepare o futuro com rigor e consciência”.

Na mesma mensagem apresentada na página do congresso, Miguel Gumarães diz, ainda, que “numa era em que os computadores estão cada vez mais inteligentes, cabe-nos a nós conseguir retirar o maior proveito possível das suas potencialidades. Utilizar a tecnologia como uma extensão do nosso intelecto deverá ser um caminho viável para uma medicina em constante mutação, não na sua génese, mas nas suas práticas”.

A cerimónia de entrega das medalhas de mérito tem lugar entre as 12 e as 13 horas, seguindo-se a sessão de encerramento.