Câmaras frigoríficas avariadas deixam agricultores desesperados, revela o CDS com base em denúncias

banana-2
No âmbito das Jornadas Parlamentares dop CDS-PP Madeira, que tem na baixa produção de banana um enfoque, há denúncias que as câmaras frigoríficas da responsabilidade da secretaria estão avariadas.

A denúncia foi feita por agricultores ao CDS-PP Madeira, no âmbito das Jornadas Parlamentares dos centristas. Numa nota enviada à comunicação social, o partido dá conta de que os agricultores denunciaram que as câmaras frigoríficas da secretaria regional da Agricultura estão avariadas e não têm como preservar os produtos.

“Há agricultores a fazer contas aos prejuízos causados nos seus já parcos rendimentos porque as câmaras frigoríficas da responsabilidade da secretaria regional da Agricultura estão avariadas e não permitem conservar a produção dentro das boas práticas da qualidade alimentar”, refere a nota do CDS-PP Madeira.

Esta quinta-feira – dia em que CDS está a realizar Jornadas Parlamentares precisamente dedicadas à “Valorização da agricultura” regional – “agricultores do norte e leste da Madeira denunciaram ao CDS que estão a transportar as semilhas para a Calheta porque a câmara frigorífica de Santana encontra-se avariada”. Situação que, dizem, causa-lhes “prejuízos e aumento das despesas”.

Os centristas dizem, ainda, que “outros casos denunciados estão relacionados com a produção de peros e maçãs, no concelho de Santa Cruz. Há agricultores que não sabem o que fazer com a produção, que nalguns casos atingem centenas de quilos, porque foram informados de que “as câmaras frigoríficas estão avariadas”.

O CDS pede à secretaria regional e à direção regional de Agricultura que “providenciem soluções e alternativas aos agricultores, por forma a garantir a segurança alimentar e assegurar que a produção e o rendimento dos agricultores não saem prejudicados de um problema que compete ao governo regional resolver o quanto antes”.