CDS critica Governo Regional por falhar na descida dos combustíveis e eliminação de taxa TUP Carga

 
O CDS criticou hoje o Governo Regional por, em seu entender, falhar na descida dos combustíveis e na eliminação da taxa na carga descarregada na RAM. Diz o CDS que em Julho deste ano, o Governo Regional apresentou à Assembleia Legislativa da Madeira o orçamento rectificativo com a promessa de descer o ISP – Imposto sobre produtos petrolíferos – e dessa maneira baixar o preço dos combustíveis.
Três meses depois desse compromisso, o gasóleo é hoje mais caro 7 cêntimos do que era em Julho e só nas últimas duas semanas, na Região, o preço foi agravado em quatro cêntimos enquanto no continente desceu 2 cêntimos, queixam-se os centristas.
Também este ano, em Maio, o Governo Regional anunciou no Parlamento a eliminação da Taxa de Uso Portuário (TUP- Carga), para a importação, medida que iria reflectir-se numa descida das taxas que são pagas pela movimentação da carga descarregada na Madeira. Passados cinco meses, o executivo de Albuquerque ainda não alterou o regulamento de taxas da administração de Portos que permite concretizar a promessa, que iria repercutir-se numa descida do custo de vida, dado que a Madeira importa 90% dos bens que consome, aponta o partido.
Foi para estas duas promessas governamentais que o deputado do CDS-PP Madeira, Lino Abreu, chamou a atenção do Governo esta segunda-feira. ” A redução anunciada pelo Governo Regional seria de 1,3 milhões de euros, mas a verdade é que passados estes meses essa redução nos combustíveis não é sentida pelos madeirenses”, diz o deputado.
Lino Abreu recordou outra promessa falhada do Executivo: “Em Maio o Governo prometeu eliminar a TUP Carga, que é uma taxa sobre toda a mercadoria movimentada, passados seis meses essa promessa não está a ser cumprida porque o regulamento dos Portos ainda não foi alterado, e todos nós pagamos essa taxa em tudo o que consumimos”, afirmou o parlamentar do CDS.