Capela da Boa Viagem acolhe tertúlia ecuménica (“Átrio da Palavra”) todos os domingos para debater “o mundo e a vida”

O Pe. José Luís é um dos dinamizadores.

No próximo Domingo (28 de Outubro de 2018) às 18.30 horas, o Pe. José Luís Rodrigues dará início a uma actividade à volta da Palavra para reflectir, rezar, pensar o mundo e a vida.

Trata-se do «Átrio da Paz», um espaço o mais ecuménico possível. Pretende ser um lugar e momento abertos a todos sem distinção de nenhuma índole.

Vai funcionar na Capela de Nossa Senhora da Oliveira, também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, porque está situada na Rua da Boa Viagem, ao pé do Mercado dos Lavradores no Funchal.

Este momento de celebração da Palavra será todos os domingos pelas 18.30 horas.

Consistirá no seguinte: proclamação das passagens bíblicas do respectivo Domingo, partilha e diálogo inspirado na Palavra, momentos musicais e proclamação de um poema, passagem de um livro ou apresentação de livro ou documento que esteja na ordem do dia.

Todos estão convidados para este Banquete da Palavra. Quando possível pretende-se convidar alguém ligado ao mundo das artes para partilhar a sua inquietação e alertar para o sentido do religioso no seu âmbito artístico.

A iniciativa contempla um encontro mensal com uma ou mais pessoas convidadas para apresentarem um tema que faça parte do pulsar dos Sinais dos tempos que correm no momento.

Na terceira sexta-feira de cada mês, pelas 20 horas (não havendo nenhuma situação que impeça a sua realização ou em outra data alternativa) haverá um encontro conferência-debate, onde se possa proporcionar uma ocasião de ver, ajuizar e agir perante os «Sinais dos tempos» que correm pela rama dos dias.

O primeiro encontro debate/conferência está previsto acontecer (já confirmado com o convidado, o jornalista da TSF Nicolau Fernandes) para o dia 16 de Novembro pelas 20 horas e terá como tema mote para o diálogo/debate a problemática dos refugiados, particularmente, o regresso à Madeira dos Luso descendentes da Venezuela. Problemática, desafios e como agir para estancar alguns resquícios de desprezo racista que começam a eclodir na sociedade madeirense.