Modelo de viagens para os estudantes anunciado na próxima semana e até pode ser estendido a toda a população

Pedro_Calado_Ministro
Calado diz que “é preciso o ministro ter lata” sobre a regionalização do subsídio de mobilidade.

O vice presidente do Governo Regional considera que “é preciso o ministro do Equipamento e Infraestrutura ter lata para falar na regionalização do subsídio de mobilidade para mais depois de ter posto numa gaveta do ministério, durante dois anos, o processo de revisão”.

Pedro Calado falava aos jornalistas à margem da sessão de abertura do 8.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança. Anunciando, também, que na próxima semana, o Governo Regional irá apresentar o modelo de viagens aéreas para os estudantes universitários e “se as coisas correrem bem, pensamos estender a toda a população”.

Pedro Calado lembra que “neste momento, o processo de revisão está na Assembleia da República, compete a esta cumprir o princípio da continuidade territorial. Na Assembleia Regional, foi aprovada por unanimidade e na Assembleia da República foi chumbada só com os votos do PS, incluindo os deputados socialistas da Madeira. É preciso ter muita lata para esses mesmos senhores virem à Madeira dizer que afinal compete ao Governo. Devo dizer que o Governo Regional já pediu a revisão do subsídio de mobilidade há dois anos”.

O vice presidente tem poucas expetativas com “tudo o que vem do Governo da República”, a avaliar “por aquilo que tem sido o comportamento noutras matérias”, mas mesmo assim, o Executivo Madeirense está a aguardar uma decisão do Governo da República sobre esta matéria.

Pedro Calado anunciou, ainda, que na próxima semana, o Governo Regional irá “dar um primeiro passo na solução”, apresesentando o modelo relacionado com as viagens dos estudantes universitários. “Será um modelo muito positivo e se as coisas correrem bem pretendemos estender a toda a população”.