47 acidentes esta semana nas estradas da Madeira com 4 feridos graves

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira informa que, relativamente à sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre os dias 12 e 18 de Outubro 2018, ocorreram um total de 47 acidentes de viação na R.A.M..

Os acidentes foram distribuídos pelos seguintes Concelhos: Funchal (19), Câmara de Lobos (4), Ponta do Sol (3), Calheta (2), Porto Moniz (1), Santana (1), Machico (2), Santa Cruz (13) e Porto Santo (2).

Este número de sinistros resultou num total de 4 feridos graves (1 no Funchal, 1 em Santa Cruz e 2 no Porto Santo) e 11 feridos ligeiros (4 no Funchal, 2 em Câmara de Lobos e 5 em Santa Cruz.

As tipologias dos acidentes de viação foram as seguintes: Atropelamento (2), Colisão (37), despiste (5) e outros (3).

Na presente semana a PSP registou uma assinalável diminuição de 30 acidentes de viação relativamente à semana anterior e bem assim das causas associadas, pelo que incentiva os condutores madeirenses a prosseguir com esta tendência, tendo especial atenção ao excesso de velocidade, às manobras perigosas e à condução sob o efeito do álcool.

A PSP alerta também para as condições atmosféricas de pluviosidade que irão afetar a RAM neste fim-de-semana (IPMA).

Sete detenções por álcool ao volante

Durante o referido hiato temporal, a PSP desenvolveu uma série de operações de fiscalização rodoviária, que resultaram na materialização de 7 detenções por condução sob o efeito do álcool (1 no Funchal, 2 em Câmara de Lobos, 2 na Ribeira Brava, 1 em Porto Moniz e 1 em São Vicente Santa Cruz) e 1 Detenção por desobediência (circular com veículo apreendido) em Câmara de Lobos.

Operação “Não ao álcool” a 22 outubro

Cientes do peso que detêm os ilícitos da condução sob o efeito do álcool e/ou drogas nos crimes contra a sociedade (Relatório Anual do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas dependências), no próximo dia 22 de Outubro terá início a Operação “Não ao álcool e às drogas” que tem por público-alvo os alunos com faixas etárias mais aproximadas às vítimas mais frequentes dos acidentes.

A a inciativa a PSP pretende contribuir para uma mudança de comportamentos nas estradas para as gerações futuras, enquanto procura que a mensagem chegue aos pais através dos seus filhos.