Novo hospital com menos camas e altas problemáticas por resolver, alerta a Iniciativa Liberal

hospital a
A Iniciativa Liberal questiona sobre o facto do novo hospital ter menos camas e haver altas problemáticas por resolver.

O novo partido Iniciativa Liberal, estrutura da Madeira, veio hoje alertar para uma situação relacionada com as altas problemáticas e a sua relação com o novo hospital, considerando que o projeto da futura estrutura hospitalar contempla menos camas do que os hospitais da Madeira todos juntos.

“O Governo Regional pretende adequar a capacidade de internamento hospitalar às necessidades reais da população da Madeira, seguindo os rácios nacionais e internacionais e a previsão da evolução demográfica da população madeirense para as próximas décadas. O problema é que há muito tempo que os Hospitais da Madeira têm um elevado número de casos de “altas problemáticas”. Essa situação configura um problema da segurança social, não um problema da saúde. Embora, o prolongamento dos internamentos hospitalares para além do período clinicamente necessário, possa conduzir a complicações evitáveis para o doente, aumento do risco de infeções, depressão, desidratação e malnutrição, para além de representar um problema nos tempos de espera para outros internamentos necessários ou mesmo urgentes, ajudando ao congestionamento das urgências”, refere a nota daquela organização partidária.

Na vigência do XVII Governo Constitucional, o Decreto-Lei n.º 101/2006 de 6 de junho, criou a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados onde se preconiza que “Os encargos decorrentes do funcionamento das respostas da Rede são repartidos pelos sectores da saúde e da segurança social em função da tipologia dos cuidados prestados”.