Fátima Spínola apresenta exposição no Well.com

A artista plástica madeirense Fátima Spínola apresenta no dia 19 do corrente mês uma exposição no “Well.com” um espaço recentemente aberto na Rua do Esmeraldo, 10, na Praça Amarela (de Colombo), no Funchal.

Intitulada “Lixo/Trash” esta é a primeira exposição a surgir nesta nova morada do Well.com, que é apontado na comunicação à imprensa como “um espaço que tem apostado na divulgação das artes plásticas e da fotografia, tendo exposto obras de mais de 20 artistas desde que abriu portas em 2013” e como um ponto de encontro de artistas e berço da Fanzine “O Dedo”, publicação em papel que reúne Literatura, Fotografia, Desenho, Pintura e outras expressões e que conta já com cinco edições.

A mostra LIXO propõe ao olhar do público uma série de 14 pinturas realizadas em 2018 especialmente para esta exposição. A artista “encena através do autoretrato directo e indirecto, deformações e inquietações da mente num paralelo ao famoso romance “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde, no qual o personagem principal esconde uma pintura que toma por ele os traços da velhice e os desvios morais e éticos”.

Fátima Spínola

“Acompanhados de figuras simbólicas e de arquétipos, os autoretratos e retratos falam também do outro, aquele que não pode ser presentificado e que não nos pertence. O fio condutor desta exposição é o conceito de “angústia”, uma sensação psicológica presente desde os primórdios da humanidade e que se tem vindo a intensificar ao ritmo da melhoria das condições de vida. O medo da perda e a imposição da felicidade permanente são o mote para a reflexão numa época onde o que se mostra socialmente é também uma encenação”, refere a nota de imprensa.

Fátima Spínola nasceu em Santana, em 1984. É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/2008, onde se pós-graduou também em Pintura, em 2011. Já expôs em eventos artísticos em Granada e Málaga, Espanha, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, no Centro da Artes Casa das Mudas, na Calheta, na Fundação Marquês de Pombal, Linda-a Velha, e no Panteão Nacional, em Lisboa.