Duas conferências do projecto “Dar a Ver” em Outubro

Depois das duas sessões realizadas na Casa-Museu Frederico de Freitas, a 28 e 29 de Setembro – que, no total, abrangeram cerca de 80 participantes, o projeto Cultural “Dar a Ver” prossegue em Outubro com mais duas conferências. A primeira realizar-se-á no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no dia 19, pelas 19 horas, será protagonizada por Luíza Soares de Oliveira e será subordinada à temática “Panorama da Arte Portuguesa no século XXI”.
Esta conferência abordará a temática das jovens gerações de artistas que iniciam a sua carreira nestes primeiros anos do século XXI, dos desafios com que se deparam e, no fundo, do futuro da própria arte, refere uma nota da SRTC.
Já no dia 20 de Outubro, pelas 11.00 horas, o projecto regressa à Casa-Museu Frederico de Freitas, com uma palestra intitulada “Ourivesaria Portuguesa dos séculos XVI e XVII”, a cargo de Luísa Penalva. A palestra, tendo por base a colecção de ourivesaria do Museu Nacional de Arte Antiga, percorrerá estes dois séculos, mostrando algumas das mais icónicas peças da ourivesaria portuguesa do Quinhentos e de Seiscentos, nomeadamente a Custódia de Belém, as salvas manuelinas, o Relicário da Rainha D. Leonor, bem como peças de referência do século seguinte, como o Báculo do Convento São Bento de Avé-Maria do Porto e o Cofre do mosteiro dos Jerónimos, entre outros.
A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, continua a salientar que o projecto “Dar a Ver” contribui para promover o acesso e a partilha da cultura por toda a população, residente e visitante.
A participação nestas atividades é gratuita, embora sujeita a uma inscrição prévia, através do endereço de correio electrónico daraver.drc@gmail.com ou pelo telefone 291211830, estando limitada ao número de lugares sentados.