Furacão “Leslie” desvia a norte da Madeira mas trajetória continua com “incerteza elevada”

tempestadeO Instituto Português do Mar e da Atmosfera atualizou, ao final da tarde, as informações relativamente ao furacão “Leslie”, dando conta que às 16 horas da Madeira e Portugal continental, de dia 12 de outubro, o centro do furacão localizava-se a 1037 km a oeste (W) do Funchal e a 1759 km oeste-sudoeste (WSW) de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão LESLIE está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 52 km/h.

“A incerteza em relação à trajetória do LESLIE continua elevada, sendo apenas possível determinar a trajetória com maior confiança num prazo de 24 horas. As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajetórias distintas”, adiantando que “as últimas previsões apontam para um desvio da trajetória do furacão LESLIE para norte da Madeira, podendo ainda atingir Portugal continental”.

As últimas previsões disponíveis indicam a ocorrência de vento médio até 40 a 60 km/h, a partir das 3h da manhã de sábado, com rajadas de vento máximas que não deverão ultrapassar os 90/110 km/h, havendo, contudo, probabilidade entre 30 e 50% de ocorrência de ventos médios com força de tempestade tropical (entre 63 e 118 km/h) para as ilhas da Madeira e Porto Santo a partir da manhã deste sábado. As ondas deverão atingir 5 a 7 metros, com altura máxima de 10 a 12 metros, no período entre as 13 e 19h locais de sábado. Prevê-se também precipitação por vezes forte entre as 7 e 16h locais de sábado.

Por outro lado, o Leslie deve começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado.

Neste quadro, realça-se que no Continente o período mais crítico para o vento seja entre a 1 a 7h locais de domingo, para a agitação marítima entre as 4 a 13h locais de domingo e para a precipitação entre a 1 a 16h locais de domingo.