Dia das Missões será assinalado na Madeira

Missões diaSílvio Mendes

O Dia Mundial das Missões é celebrado no terceiro domingo de outubro. Este ano será no domingo 21 deste mês. O ano de 2018 marca o 92.º aniversário da data, que foi constituída em 1926 pelo Papa Pio XI.
Com este dia de oração e de evangelização dos povos deseja-se incentivar a cooperação missionária pelo mundo e agradecer o contributo dos missionários na construção de um mundo melhor.
É o dia em que se reflete sobre a urgência e o dever de ajudar o próximo. A cooperação missionária pode ser realizada pela oração, sacrifício e testemunho de vida, por meio da ajuda material aos projetos missionários, ou colocando-se à disposição para servir em missões.
No domingo 21 de outubro no Colégio Missionário do Funchal, situado no Caminho do Monte irá ser assinalado o Dia Mundial das Missões.
Às 11 horas será celebrada a missa no átrio daquele Colégio sendo presidida pelo Padre José Agostinho Sousa, Superior Provincial da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
Das 13h30 às 17 horas decorrerá um espetáculo de variedades com atuações de muitos artistas que colaboram gratuitamente neste evento.
Haverá canções com:

João Luís Mendonça
Zé Alberto Reis
Grupo Coral Padre Dehon
Raul Santos
Aldora Gonçalves
Zé António e Manuela
Ferdinando Barros
Ana Castro
Duo Avelino e Daniel
Octávio Freitas
João Batista Gouveia («Teixeirinha»)
João Sousa

Fados:
Adriano Azevedo

Iusionismo
Duarte Faia

Artes de circo
Faquir Xamir e Vicente Vieira

Humor:

Grupo Só Rir
Tozé

A coordenação e apresentação o espetáculo será com João Luís Mendonça.
As verbas conseguidas com a venda de produtos que se encontram no átrio daquele colégio reverterão para ajudar os missionários em África.

A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) foi constituída no ano de 1878, em Saint-Quentin, França. O fundador, Padre Leão Dehon, era então sacerdote da Diocese de Soissons, coadjutor da paróquia de Saint-Quentin e diretor do Colégio São João.
Autorizado pelo Bispo diocesano, o Padre Dehon iniciou o noviciado e fez a Primeira Profissão a 28 de junho de 1978. A nova Congregação tomou o nome de Oblatos do Sagrado Coração. Em 1884 a Congregação, depois de algum tempo suprimida pela Santa Sé, renasceu com o nome oficial de Sacerdotes do Coração de Jesus.
Dez anos depois da fundação, os Dehonianos já eram cerca de 50, estando então a sua ação circunscrita à diocese de origem. 40 anos depois (1928), a Congregação já contava com aproximadamente 1.000 membros e com casas e obras em vários países da Europa e da América, da Ásia e da África. Em apenas trinta anos (1960), o número de Dehonianos havia triplicado (mais de 3000).
Na Europa, a Congregação tem 879 membros, mas está em rápido processo de envelhecimento, escasseiam as vocações e a média de idade é de 62 anos. Na América do Norte o quadro é muito semelhante. Aí, a média de idade é de 67 anos. Por outro lado, no hemisfério sul, há mais de 1100 Dehonianos, com uma média de idade que anda à volta dos 44 anos.
A Congregação nasceu internacional. À morte do Padre Dehon (1925) estava já presente em mais de 20 países dos quatro continentes. Hoje estende-se a mais de 40 países. -mãe da Europa. Só mais recentemente é que se tornaram entidades autónomas.
Em Portugal os Dehonianos têm comunidades no Algarve, Açores (Ponta Delgada), Aveiro, Coimbra, Lisboa, Madeira e Porto.
Na Madeira aquela Congregação orienta o Colégio Missionário, o Colégio Infante D. Henrique e as comunidades paroquais da Ribeira Brava, São João, São Paulo(ambas naquela freguesia)e Serra de Água.