Instituto de Emprego satisfeito com resultados da visita interregional na Martinica

O Instituto de Emprego da Madeira (IEM), tutelado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, participou esta semana, em Fort de France, Martinica, na 5.ª Visita interregional do projecto Grow RUP (Crescimento das Regiões Ultraperiféricas), que pretende melhorar, através do intercâmbio de experiências entre as administrações regionais das cinco regiões ultraperiféricas representadas, nomeadamente Madeira, Açores, Canárias, Reunião e Martinica, o desenho e a gestão das políticas estruturais para o emprego e a criação de empresas.

Concluída a Visita interregional, o IEM faz um balanço positivo das reuniões de trabalho não só para a Madeira como igualmente para todas as regiões envolvidas no projecto.

Entre os dias 9 e 11 de Outubro, os participantes do IEM, em representação da Região Autónoma da Madeira, trocaram com os presentes diversa informação acerca de boas práticas e projectos de interesse para o desenvolvimento de iniciativas de emprego e de autoemprego nas áreas da economia verde e azul e que possam ser replicadas em cada região, atendendo às especificidades de cada território, refere uma nota de imprensa.

Na terça-feira foi apresentada uma série de boas práticas desenvolvidas na região do parceiro anfitrião, concretamente: Universidade das Antilhas, Eco-Park Lafayette, E-Sims, Jardin Partagé Trenelle-Citron e Systeko.

A Madeira fez-se representar pela empresa FactorENERGIA, através de uma apresentação de boas práticas intitulada: “FactorENERGIA: Renewable energies and energetic science in Madeira”.

A jornada foi encerrada pelo presidente da Coletividade Territorial da Martinica, M. Jean-Marie Jeanne.

No dia seguinte, as delegações visitaram, in situ, experiências relevantes no âmbito da economia circular, verde e azul, desenvolvidas na Martinica, que podem constituir exemplo para replicação. As visitas distinguiram o controlo de resíduos (Centre de Valorisation e Organiue) e o agroturismo (Plantação An Griyav).

No final do dia, realizou-se a reunião com os parceiros regionais do projecto para aferir o estado de desenvolvimento e planificar as actividades futuras.

Ontem, o último dia dos trabalhos, os parceiros participaram numa conferência sobre Economia Azul e Cruzeiros de Turismo, organizado pela Autoridade Regional de Turismo Marítimo.

Ainda dentro da temática da economia azul, e para encerrar a 5.ª visita, os parceiros visitaram a marina de Le Marin e assistiram à apresentação do projecto de turismo marítimo Yoles Rondes.