CMF emite aviso e encerra estradas e acessos à frente mar por causa da tempestade “Leslie”

(Foto Helena Mota, arquivo)

O gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal do Funchal emitiu uma informação pública de que, atendendo ao agravamento das condições meteorológicas no concelho, previsto pelo Serviço Regional de Protecção Civil a partir de madrugada de hoje, nomeadamente ao aumento do nível da água do mar e da ondulação, bem como ao aumento da intensidade do vento, estarão encerrados amanhã todos os complexos balneares do Funchal, bem como condicionados os acessos a toda a frente mar do concelho a partir das 22 horas desta sexta-feira.

A partir desta noite estarão encerrados os acessos rodoviários até à Praia Formosa, onde será removido o passadiço marítimo, bem como ao Lido, à Doca do Cavacas e à Praia de São Tiago. Todos os hotéis junto ao passeio marítimo do Funchal serão igualmente informados de que os respectivos hóspedes não deverão usar o mesmo até informação em contrário, reza a nota da CMF.

Para amanhã está previsto o reforço do dispositivo dos Bombeiros Sapadores do Funchal no Quartel, bem como dos restantes serviços operacionais da CMF, nomeadamente os afectos ao Departamento de Infraestruturas e Equipamentos e ao Departamento de Ambiente, e às empresas municipais SociohabitaFunchal e Frente MarFunchal, que estarão de prevenção, para responder a qualquer ocorrência, garante a edilidade.

Por causa da indicação do aumento da intensidade do vento, em particular nas zonas altas, serão igualmente encerrados os acessos ao Parque Ecológico do Funchal a partir desta noite, mantendo-se encerrados enquanto se mantiverem as previsões de ventos fortes.

Finalmente, a campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica e de identificação electrónica para cães, que começaria amanhã nas freguesias de Santa Luzia, São Gonçalo, São Pedro e Sé, será adiada para data a anunciar.

A autarquia funchalense recomenda, por fim, à população que esteja atenta aos avisos das entidades competentes, nomeadamente aos Serviços Regional e Municipal de Protecção Civil, e que os respeite escrupulosamente durante o fim-de-semana, reduzindo a circulação com fins de lazer ao mínimo possível, em especial nas zonas altas do concelho e junto ao mar.