PS Madeira revela que as avaliações dos hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros foram apresentadas pelo próprio Governo Regional

hospital
O PS-M exige que o Governo Regional explique as razões que levaram a apresentar avaliações dos hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros.

O grupo parlamentar do PS-Madeira emitiu, há pouco, um comunicado a “exigir” ao Governo Regional que “clarifique os motivos que levaram à apresentação dos valores do Hospital Nélio Mendonça e do Hospital dos Marmeleiros, por sua iniciativa, ao Governo da República, bem como qual o futuro que destinam a estas duas unidades hospitalares”.

Numa posição assumida depois de publicada a resolução sobre os apoios do Estado, bem como das reações que se seguiram, os socialistas denunciam que “de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros, as avaliações patrimoniais vertidas na Resolução foram apresentadas pelo próprio Governo Regional, a quem se exige agora a clarificação dos motivos para essa inclusão e do destino que o Governo Regional prevê dar às duas unidades hospitalares em causa”.

O PS Madeira recorda que, “até aqui e contrariamente ao que o Governo Regional pré-anunciou, o Governo da República cumpriu com todos os passos determinados: primeiro, através da aprovação do projecto de construção do Novo Hospital como Projecto de Interesse Comum e, agora, com a inclusão no Orçamento de Estado de 2019 de uma verba de 14 milhões de euros. O financiamento previsto no Orçamento de Estado do próximo ano é exactamente aquele que foi requerido pelo Governo Regional na Comissão Técnica de Acompanhamento”.

Dizem os socialistas que “estando reunidas todas as condições para avançar com o Concurso Público Internacional, tal como planeado, o PS Madeira espera que o Governo Regional não procure, mais uma vez, artefactos para suspender este projecto, tal como fez em 2011 e como continua a fazer desde 2015, e avance de acordo com o cronograma aprovado. O PS Madeira reafirma também a sua total convicção de que o Estado assumirá 50% do financiamento em causa, independentemente das operações financeiras apresentadas pelo Governo Regional ao Governo da República para esse fim”.