Patrícia Sumares expõe na Escola Gonçalves Zarco a partir do dia 17

 

A artista plástica madeirense Patrícia Sumares vai realizar uma exposição intitulada “O Triunfo da Cegueira” na Galeria Espaçomar, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

O evento tem data marcada para o dia 17 de Outubro, quarta-feira, pelas 14 horas, e permanecerá patente até meados de Dezembro do corrente ano.

Esta exposição é constituída por uma instalação e por peças bi e tridimensionais.

“A artista encontrou na escultura uma forma peculiar de expressar uma inquietação metafísica e espiritual. No portfólio da artista  consta a participação em algumas exposições colectivas e individuais  que vão desde 1994 à actualidade”, refere uma nota de imprensa.

Nascida em 1969 no Jardim do Mar, concelho da Calheta – Madeira, Patrícia Sumares é licenciada em Artes Plásticas/Escultura pelo ISAD (Instituto Superior de Arte e Design da Madeira). É docente da Escola Básica e Secundária da Calheta.

Naquele concelho desenvolveu uma actividade notável durante um período memorável, enquanto coordenadora da Galeria dos Prazeres.

Tem protagonizado intervenções artísticas que denotam grande aplicação e persistência na criação dos meios através dos quais pretende passar uma mensagem artística anti-conformista e que muitas vezes desafia as instituições e os costumes, forçando, mesmo quase contra vontade, o fruidor a confrontar-se com as suas próprias inconsistências. Por vezes, essas instalações apresentam uma dinâmica quase chocante, como quando apresentou, no espaço arcaico do Colégio dos Jesuítas (reitoria da UMa, no Funchal) uma instalação na qual centenas de pequenas faces humanas em gesso se destinavam a ser calcadas (e partidas, e reduzidas a pó) pelos próprios visitantes da exposição.