Rui Barreto lança desafio para redução do IRC nos concelhos a norte e no Porto Santo

Santana CDS-
Rui Barreto: “Na última metade do século passado os três concelhos da costa Norte perderam 10% da população a cada década, temos de combater esta situação com medidas concretas de apoio à natalidade, à família e fixação de empresas”.

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) deverá baixar de 21% para 15% já em 2019 para os três concelhos do Norte da Madeira, Porto Moniz, São Vicente e Santana,  e também para a ilha do Porto Santo. Este é o desafio que o líder do CDS, Rui Barreto, lançou esta manhã, em Santana.

A medida que o CDS quer ver consagrada no Orçamento da Região para 2019 faz parte do conjunto de propostas que o partido irá apresentar ao Governo Regional, no decurso das reuniões entre o Executivo e os partidos da oposição para a preparação do documento.

Rui Barreto foi a Santana apresentar a iniciativa e a escolha do concelho foi propositada para chamar à atenção para o problema da desertificação. Fixar empresas e atrair novos investimentos para aqueles concelhos é a forma encontrada pelo partido para “combater o Inverno demográfico” e o desemprego. “Na última metade do século passado os três concelhos da costa Norte perderam 10% da população a cada década, temos de combater esta situação com medidas concretas de apoio à natalidade, à família e fixação de empresas”, explicou o dirigente.

Rui Barreto entende que a frieza dos números da desertificação só por si justificam a diferenciação fiscal e em particular a descida. “Esta é uma medida para que as empresas permaneçam nesses concelhos e para que outras decidam se fixar aqui”, refere. “O CDS tem defendido esta medida e continuará a debater-se. E é por isso que nós desafiamos o Governo a incluí-la no Orçamento para 2019.”