PS quer mais condições para os pescadores e chama Humberto Vasconcelos à Assembleia

Foto DR.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira esteve, esta manhã, no porto de pesca do Caniçal, para chamar a atenção do Governo Regional para os problemas que estão a afetar os pescadores.

Na ocasião, o deputado Avelino Conceição alertou que os pescadores não podem estar «horas e horas e dias» para fazerem a descarga do seu peixe, algo que é prejudicial para os mesmos. «As horas que estão aqui no porto à espera de descarregar podem perder milhares de euros», advertiu o parlamentar, considerando, por isso, que «o Governo Regional não pode descartar a possibilidade de arranjar melhores condições para os pescadores da Madeira».

Se o ano passado o problema era não haver caixas, este ano, referiu, «o Governo Regional chuta para a frente e diz que é por causa dos trabalhadores».

«Isso não é verdade, porque os próprios armadores ofereceram o trabalho dos seus pescadores para solucionar o problema e isso não resolveu o problema», disse.

Avelino Conceição afirmou que o Executivo madeirense tem de arranjar condições de infraestruturas de frio para salvaguardar o pescado.

«Sabemos que a lota do Funchal está para reconstruir e para criar melhores condições também no aspecto do frio. Sabemos que o Governo central já disponibilizou quatro milhões de euros para essa infraestrutura e o Governo Regional atrasa-se nestas soluções, prejudicando os pescadores», apontou, alertando o Executivo para que olhe para estes problemas, porque «os pescadores não merecem passar o que estão a passar neste momento».

Por outro lado, o deputado socialista deu conta de uma «situação caricata» ocorrida há dias na Madeira, que foi a «abertura do descarregamento do atum patudo», o qual «três horas depois foi fechado, lesando alguns pescadores». Por essa razão, Avelino Conceição adiantou que o Grupo Parlamentar do PS-M vai solicitar uma audição parlamentar ao secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, para que explique esta situação.

«Esta situação é gravíssima, porque não podemos estar a brincar à política das pescas. Quem está no Governo Regional tem de saber estar, para que não prejudique nos anos seguintes a quota do atum da Madeira», rematou.