Festa tradicional na paróquia do Rosário

Rosário Festa
Festa do Rosário, domingo, em São Vicente.

Sílvio Mendes

É um dos grandes arraiais da Madeira e é realizado sempre nom primeiro domingo de outubro na paróquia do Rosário, na freguesia de São Vicente com a presença de milhares de pessoas das mais diversas localidades.
Este ano a missa da festa de Nossa Senhora do Rosário que irá ser celebrada no domingo 7 de Outubro, às 13 horas na igreja daquela paróquia será presidida por D. António Carrilho, Bispo do Funchal. No final decorrerá a procissão.
O arraial terá actuações do conjunto  Os Lordes a partir das 22 horas da quinta-feira  e do DJ Williams da 1 hora às 3 horas da manhã.
Na sexta-feira, dia 5 de outubro,  a animação será com o conjunto Animatura às 22 horas e com o DJ Sérgio Soares da 1h30 às 6 horas do sábado.
No sábado, dia 6 de outubro,  a partir das 14 horas terá lugar a visita aos sítios acompanhada pela Banda da Casa do Povo de São Vicente com o  objectivo é a recolha de ofertas para o bazar que será colocado no adro.
A missa da vigília irá ser celebrada às 20h30 sendo presidida pelo Pe Hugo Gomes, pároco do Rosário e solenizada pelo Grupo Coral de São Vicente. Nesse dia actuará o conjunto Montreal às 22h30, havendo fogo de artifício pelas 23h45 e depois o DJ Fire animará o ambiente das 2 horas às 6 horas.
No domingo o arraial será animado com o Grupo Madeira Despique às 17 horas e com o  conjunto ElectroBand das 20h30 à meia noite.
A missa de acção de graças que será celebrada na segunda-feira, 8 de outubro, principiará às 20h30.
A paróquia do Rosário foi constituída em 24 novembro de 1960 por decreto de D. David de Sousa, então Bispo do Funchal. e entrou em atividade no dia 1 de janeiro de 1961. A sede ficou na capela de Nossa Senhora do Rosário. Ao longo dos tempo aquele templo passou por diversas remodelações.