PSD e Pedro Ramos denunciam “atrasos e dívidas de Lisboa” no pagamento dos reembolsos da ADSE aos madeirenses

 

Os deputados do PSD-Madeira na Assembleia da República e o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, concordam que é urgente que a ADSE acelere o pagamento dos reembolsos aos beneficiários na Madeira, Por outro lado, acham que o novo Hospital do Funchal só será uma realidade devido aos esforços do PSD e do Governo Regional.

“Os beneficiários da ADSE têm sentido grandes constrangimentos no seu dia-a-dia derivado dos atrasos dos reembolsos”, alertou a deputada social-democrata Sara Madruga da Costa, sublinhando que os “problemas têm origem” em Lisboa, pois é o Governo da República quem tem competências nesta área.

A parlamentar madeirense falava hoje aos jornalistas à saída de uma reunião de trabalho com Pedro Ramos, onde a questão do novo hospital foi central. “A aprovação do Hospital da Madeira [como Projecto de interesse Comum] pelo Conselho de Ministros foi o culminar de um trabalho intenso e de muita persistência e pressão do Governo Regional e do PSD”, lembrou Sara Madruga da Costa, apontando a pressão política exercida pelos deputados social-democratas e pelo executivo regional como fundamental para o desenrolar do processo.

Também o secretário regional da Saúde, destacou o papel do PSD e do Governo Regional na concretização deste projecto. Uma decisão, diz Pedro Ramos, que se peca por tardia. “Este projecto foi aprovado por unanimidade em Julho de 2018, e a decisão do Conselho de Ministros não poderia ser outra”, explicou, insistindo: “Vem com três anos de atraso”.

“Após a nossa denúncia na semana passada e depois de um atraso de três anos o Governo da República finalmente aprovou a candidatura do Governo Regional para o novo Hospital da Madeira”, concordou Sara Madrugada da Costa, acrescentando que a nova fase vai igualmente “exigir muito trabalho” da parte da Região, para que a República aprove um cronograma financeiro, com cabimento já no próximo Orçamento de Estado.

Noutro plano, a deputada em São Bento, recordou aos jornalistas que são os próprios responsáveis nacionais pela ADSE, a reconhecer que os atrasos no pagamento de reembolsos na Madeira são responsabilidade do governo da República. “Na audição ao Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, o eng. João Proença reconheceu [perante os deputados na Assembleia da República] que os atrasos no pagamento dos reembolsos são da responsabilidade do Governo da República e não do Governo Regional”, afirmou, acrescentando que na mesma audição João Proença, que preside ao Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, admitiu ser fundamental alargar a cobertura da ADSE na Região Autónoma.

“É preciso esclarecer a população. O Governo Regional está envolvido num processo do qual não tem qualquer responsabilidade”, completou Pedro Ramos, frisando que a Região está a cumprir com todas as obrigações perante a ADSE, que continua a falhar com os madeirenses. “Não existe qualquer dívida da Região para com a ADSE. O que existe é uma dívida da ADSE para com a Região.”