Edgar Valente, Ana Grabner e Luís Almeida “encontram” a voz no Baltazar Dias a 6 e 7 de outubro

São oficinas agendadas para 6 e 7 de outubro, no Baltazar Dias.

“Encontros com a voz” é o elo de ligação da iniciativa que reúne Edgar Valente, Ana Grabner e Luís Almeida.

E se a voz nos sair pela ponta dos dedos, poros, olhos, umbigo… para além da boca? Talvez a voz seja um corpo inteiro (ou o contrário!), corpo vivo, que se expande com o gesto no espaço e se liga ao outro através do som.

Os Encontros com a Voz são 2 dias de oficinas de exploração da voz, corpo, movimento e improvisação, aberto a todos os interessados no canto, com ou sem experiência, que tenham vontade de descobrir novas potencialidades vocais, num clima de partilha coletiva e expressão individual sem espartilho.

QUEM TEM CORPO CANTA com EDGAR VALENTE
SÁB 6/10 | 9h30 – 13h | 15€* | público-alvo: para quem tem corpo

EDGAR VALENTE estudou música clássica e passou pela licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI, e outra no estudo alternativo do Curso de Artes Performativas do SOU – Movimento e Arte. Desdobra-se nos mais diversos projetos musicais, dos quais se salientam Os Compotas e Criatura, de que foi fundador e principal compositor do primeiro disco “Aurora”, trabalhando e co-criando com outros 10 músicos mais o Cante Alentejano do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Realça as participações com Kalimotxo Orkestar (música balcânica), They Must be Crazy (Afrobeat), Sickonce & Ed Hoster (eletrónica), TRIBUTO (hiphop), Luiz Gabriel Lopes, Gil Dionísio e Mariana Root. Dá aulas de canto no SOU – Movimento e Arte, desde 2015 e realiza workshops com Tiago Grade aka Rizumik desde 2018.

DESPERTA A TUA VOZ com ANNA GRABNER
SÁB 6/10 | 15h – 17h | 15€* | adultos com vontade de explorar a voz

ANNA GRABNER sempre foi fascinada, desde criança, pela expressão corporal e vocal. Depois dos estudos e trabalhos profissionais e pessoais em psicologia e música, na Áustria, descobriu um trabalho profundo com a voz através do corpo: a voice movement therapy (VMT). Fez a formação em VMT na África do Sul em 2012 e voltou para Lisboa, onde continua neste caminho de explorar cada vez mais o poder da voz e o bem-estar que resulta de uma expressão criativa e autêntica. Desde que abraçou a maternidade organiza Círculos de Irmandade Vocal, um espaço seguro que fortalece a conexão entre mulheres através da música e da dança. Apaixonada por desenvolver uma comunidade vocal com intenção de cura criou um grupo vocal ‘The Moving Voices’ que canta em jardins da infância, hospitais e lares de idosos, para encorajar e inspirar pessoas a curarem-se a si próprias através da música.

CORO POP UP com LUÍS ALMEIDA
DOM 7/10 | 10h – 18h | livre mediante inscrição** | público-alvo: todos os interessados no canto

LUÍS ALMEIDA é mestre em Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Paulo Lourenço, tendo obtido o grau de licenciatura sob a orientação de Vasco Pearce de Azevedo. Estuda canto com Joana Nascimento. Foi fundador do ensemble vocal Capella Mundi, dirigiu o Coro da Universidade de Lisboa e foi maestro assistente de José Robert. Integra o ensemble de Música Antiga Carmin’Antiqua. Atualmente é diretor artístico do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, Coro Educantare e Coro Miosótis, com quem desenvolve um trabalho holístico entre o corpo e a voz, a partitura e a improvisação, o ser individual e o coletivo.