Miguel Albuquerque domingo no Santo da Serra na Mostra da Sidra

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará, neste domingo, dia 23 de setembro de 2018, pelas 15.30 horas, no Santo da Serra, onde participará nas comemorações oficiais da Festa da Sidra.

A XXVIII Mostra da Sidra decorre este fim-de-semana no Santo da Serra e é uma organização da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e da Casa do Povo local.

Neste ano, o evento, que pretende dar a conhecer as várias sidras produzidas nas freguesias da Região, conta com 6 stands de sidra e 4 stands institucionais, além de várias barracas de comes e bebes. Entre as atividades, releve-se a realização do cortejo etnográfico e da pisa do pero, no domingo.

Recorde-se que, em 2018, os serviços da Direção Regional de Agricultura, no apoio à melhor condução cultural das plantas, realizaram ações de poda em 4.640 macieiras (+ 212 que em 2017) nas várias zonas produtoras e 484 operações de enxertia. A par destas atividades, foram distribuídos aos agricultores, 445 porta-enxertos de macieiras.

Importa realçar que, em 2017, passaram a constar do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Frutícolas, por iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, da Associação de Agricultores da Madeira e da Universidade da Madeira (estas duas últimas entidades no âmbito do projeto Germobanco), dez variedades de macieiras/pereiros únicas na Madeira: Maçã Barral; Maçã Cara de Dama; Pêro Calhau; Pêro Domingos; Pêro Ponta do Pargo; Pêro Bico de Melro; Pêro Branco; Pêro da Festa; Pêro Focinho de Rato; Pêro Vime.

O registo neste Catálogo, que é o único reconhecido a nível da União Europeia, assegura a proteção e preservação de um riquíssimo património genético vegetal regional e, em paralelo, a criação de condições ao incremento da produção frutícola, bem como ao desenvolvimento de circuitos comerciais para as variedades tradicionais de fruteiras madeirenses.