CDS propõe redução da taxa de IMI em Câmara de Lobos

CDS PP (Foto Gregório Cunha)

O vereador do CDS- PP na Câmara Municipal de Câmara de Lobos sugeriu hoje à maioria PSD uma redução da taxa de IMI, mas os sociais-democratas contrapuseram com argumentos de ordem social, nomeadamente a necessidade de manter o apoio em bolsas de estudo.

 
O CDS pretendia baixar a taxa de IMI de 0,32% para 0,31% em Câmara de Lobos, mas a maioria que governa o concelho, o PSD, contrapôs com a necessidade de não reduzir os apoios sociais, nomeadamente os montantes atribuídos nas bolsas de estudo, argumento aceite pelo vereador do CDS, Amílcar Figueira, que substituiu João Paulo Santos.
A redução pretendida pelo CDS representaria uma quebra de 80 mil euros na receita fiscal da autarquia. Amílcar Figueira aceitou os argumentos, mas lembrou ao presidente da Câmara que em “coerência” com a prática demonstrada pelo seu partido onde é poder, que é reduzir a carga fiscal de forma faseada e devolver rendimento às pessoas, o CDS irá retomar este assunto e propor a descida do IMI em 2019, no concelho de Câmara de Lobos, reza uma nota enviada pelos centristas aos órgãos de comunicação social.
“Foi por iniciativa do CDS que foi introduzido o IMI familiar, ajudando as famílias que têm mais filhos”, recordou Amílcar Figueira, à saída da reunião desta quinta-feira. “O CDS defende a baixa fiscalidade, de forma progressiva, como modelo para atrair investimento e criar novos postos de trabalho. A nossa pretensão era baixar o IMI já este ano, ao contrário do que defende o PSD, que quer manter a mesma taxa. A nossa ideia era uma ajuda às famílias e não colocaria em causa as finanças da Câmara.”