“Madeira Surfski Lifesaving”: prova-espectáculo de canoagem sexta-feira no Porto Moniz

O salão nobre da Câmara Municipal do Porto Moniz reuniu hoje diversas entidades, na apresentação à imprensa do evento denominado “Madeira Surfski Lifesaving”. Na oportunidade marcaram presença o edil da localidade, Emanuel Câmara, o director regional de Serviços de Apoio à Actividade Desportiva, Juan Gonçalves, o presidente da Associação Regional de Canoagem da Madeira, Viriato Timóteo, e ainda o presidente do Clube Naval do Seixal, Alexandre Andrade.

Na ocasião, Viriato Timóteo anunciou que no dia 21 do corrente mês, pelas 16 horas, decorrerá no Porto Moniz a terceira edição deste evento. A prova conta, desde já, com cinquenta inscritos, provenientes de dezoito clubes. Treze destas colectividades são clubes de fora da Região. Há dois clubes dos Açores, além do Benfica, do Sporting, “e alguns clubes que têm já um renome importante em termos de prática de canoagem de mar”. É o caso, por exemplo, do Clube Náutico do Litoral Alentejano, ou do Clube Odemirense.

Entre os atletas participantes, destacam-se seis que estiveram recentemente presentes nos campeonatos do Mundo realizados em Portugal, entre os quais quatro olímpicos, nomeadamente João Ribeiro, David Varela, Emanuel Silva e o madeirense David Fernandes. Destaque, ainda para o campeão olímpico, o atleta espanhol Carlos Perez.

Esta prova terá uma distância de 500 metros, com uma rondagem aos 250 metros. Os canoístas sairão da praia do Seixal, rondam uma bóia à frente e depois vêm com destino à meta. A prova funcionará com eliminatórias que irão deixando de lado os atletas mais lentos. Na final participarão os mais velozes – apenas seis, quer no escalão masculino, quer no feminino.

Viriato Timóteo prometeu um espectáculo desportivo interessante, onde a beleza natural da costa norte contribuirá para esta “prova espectáculo”.