Mobilidade Urbana discutida no Baltazar Dias a 20 de setembro

O Futuro da Mobilidade Urbana no Funchal: Gestão Inteligente e Desenvolvimento Sustentável é o tema da conferência que terá lugar no Baltazar Dias a 20 de setembro.

Enquadrando-se na Semana da Mobilidade 2018, esta conferência visa reforçar a política estratégica da Câmara Municipal do Funchal no que toca à mobilidade urbana, salientando as suas potencialidades e desafios.

Constituindo-se como um espaço de reflexão e um debate aberto à população, esta conferência reúne especialistas e profissionais que abordarão temáticas transversais com destaque para a mobilidade num contexto insular e turístico, mobilidade elétrica, planeamento urbano, soluções de gestão inteligente de mobilidade e transporte público.

As questões relacionadas com a mobilidade e sustentabilidade são cada vez mais relevantes para as cidades.

Nos últimos anos, a Comissão Europeia tem alertado as autoridades locais para a importância em integrar as temáticas dos transportes e mobilidade no processo de planeamento e gestão territorial.

No que toca ao Funchal, a Câmara Municipal tem assumido um papel ativo com vista a melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade no concelho.

Segundo uma nota de imprensa, o Funchal é o primeiro Município na Região a dispor de um Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável, instrumento que conjuga de forma estruturada o planeamento urbano e os transportes, assumindo-se como uma ferramenta determinante para o futuro da mobilidade no Funchal.

“Também teremos, em breve, um Plano de Ação Municipal para a Logística na cidade, que visa melhorar as condições de abastecimento e otimizar as operações de cargas e descargas, bem como avançaremos com o projeto Monumental Acessível, que tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade no eixo poente do Funchal”, revela.

O Funchal está integrado em diversos projetos europeus, como o CIVITAS DESTINATIONS e o MATCH-UP.