Albuquerque anuncia abertura de concurso para a Polícia Florestal em 2019

O presidente do Governo Regional da Madeira visitou hoje, na companhia da secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, o posto florestal da Levada do Pico, na Camacha. Na ocasião, o chefe do Executivo madeirense enfatizou que este é o quarto posto florestal que é recuperado, na sequência de um investimento que o Governo Regional está a fazer, no montante global de um milhão e seiscentos mil euros. Esse dinheiro servirá, adiantou, para a recuperação dos doze postos da Polícia Florestal e das seis torres de vigilância existentes.

Depois dos postos das Chapas, no Porto Santo, do Pico das Pedras, em Santana, e da Fajã do Penedo, na Boaventura/São Vicente, a recuperação do posto camachense foi agora concluída. “Penso que é muito importante criar boas condições para a operacionalidade da nossa Polícia Florestal”, disse Albuquerque.

No ano que vem, anunciou, o Governo Regional vai abrir concurso para mais guardas florestais, para suprir a ida para a reforma de alguns elementos. Será ainda aberto concurso para a criação de um corpo de Sapadores, com dez elementos.

O corpo de Polícia Florestal, adiantou, manteve-se nas regiões autónomas, designadamente da Madeira e nos Açores. “Neste momento, a nível nacional, devem estar muito arrependidos de ter feito a extinção deste corpo de guarda. Isso tem-se visto, inclusive, na desorientação que tem grassado nos incêndios”, acusou.

De acordo com Miguel Albuquerque, o GR vai abrir concurso em 2019 para entre seis e dez elementos (mais dez para os sapadores).