“São Martinho Activo” incentiva desporto na freguesia

A quinta edição do São Martinho Activo foi ontem apresentada no complexo balnear do Lido, junto aos campos de Madeiraball, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira. Na ocasião estiveram também presentes a vereadora Idalina Perestrelo e o administrador único da Frente MarFunchal, Nelson Abreu.

Duarte Caldeira realçou a importância do evento, que decorrerá em toda a freguesia, na promoção das boas práticas desportivas dos munícipes, sendo por isso escolhido o início das épocas desportivas das várias modalidades, para que assim seja dado um contributo na procura de novos atletas.

O autarca referiu que, à semelhança dos anos anteriores, prevê-se a participação de cerca de mil atletas, distribuídos em 20 diferentes modalidades. A ideia, sublinhou Duarte Caldeira, é “pôr a mexer a Freguesia de São Martinho” durante os dias 15 e 16 deste mês com a prática de exercício físico.

Nesse sentido, destacou a parceria existente entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal do Funchal, a Frente MarFunchal e diversas associações e clubes desportivos que anualmente contribuem para o engrandecimento do desporto em São Martinho.

Por último, anunciou que o encerramento do São Martinho Activo este ano será um momento de descontracção, com um ‘sunset’ no domingo, dia 16 de Setembro, a partir das 16 horas, no Lido Poente, em parceria com a Associação de Barmen da Madeira.

Na sua intervenção, Nelson Abreu, administrador da Frente Mar Funchal, destacou a importância desta iniciativa, indo ao encontro de uma das missões da empresa municipal que é a promoção da actividade física, seja nos complexos balneares, ou nos jardins, considerando por isso ser esta uma parceria natural com Junta de Freguesia de São Martinho.

Por seu turno, a vereadora Idalina Perestrelo congratulou-se com a aposta da Junta no desporto, contribuindo para uma melhor saúde dos cidadãos, para a valorização da prática da actividade desportiva em espaços públicos, e ainda para a criação de uma maior dinâmica nos jardins da cidade.

A iniciativa “São Martinho Activo” decorrerá nos jardins públicos e complexos balneares da freguesia, incluindo os pavilhões e complexos desportivos usuais neste tipo de actividades.

As 20 modalidades presentes serão o trail, a dança, o futebol, a natação, a esgrima, o madeiraball, o stand up paddle, o hóquei em patins, prova de orientação, a patinagem de velocidade, o ténis, o padel, o basebol, a petanca, o andebol, caminhada, basquetebol, patinagem artística, futebol de rua e um passeio de automóveis clássicos.

Além dos parceiros institucionais, a organização deste evento conta com o apoio da Arca da Ajuda, Associação de Natação da Madeira, Associação de Andebol da Madeira, Centro Treino Mar, Hóquei Clube da Madeira, Club Sports Marítimo, Ferraz Ténis Club, Clube Desportivo Barreirense, Grupo Desportivo Alma Lusa, Escola de Futebol João Inácio, Clube de Atletismo do Funchal, Associação de Ténis da Madeira e os Bombeiros Sapadores do Funchal.