Pedro Ramos marcou presença em formação no hospital Dr. Nélio Mendonça

o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, marcou hoje presença no inicio de uma formação no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Esta formação, “Contratualização nos Serviços de Saúde” está a cargo da presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, Ana Escoval e da especialista em Administração Hospitalar, Rute Ribeiro.

A formação, que prossegue amanhã, destina-se a profissionais de saúde com funções na área da gestão, e técnicos superiores do Gabinete de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão e Estatística.

A acção reúne 26 participantes e integra-se num projecto desenvolvido pelo Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão do SESARAM, visando desenvolver e actualizar conceitos e metodologias de contratualização interna nos Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares e Continuados. Trata-se de gestão por objectivos, técnicas de negociação e técnicas de apoio à decisão.

A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, Ana Escoval, é doutorada em Gestão na especialidade de Métodos Quantitativos de Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, é professora associada de Políticas e Administração de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora, em Portugal, do Gabinete HOPE – Federação dos Hospitais da União Europeia e da Federação Internacional dos Hospitais – (FIH).

Por seu turno, Rute Ribeiro é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; Doutoranda em Saúde Pública na Especialidade de Política, Gestão e Administração de Saúde, na mesma instituição; Investigadora no Grupo de Investigação dedicado às Políticas e Administração de Saúde, na linha de investigação sobre contratualização em saúde.

Do programa, consta a abordagem dos seguintes assuntos: “Mecanismos de Financiamento e Pagamento de Serviços de Saúde”, “O Modelo de Contratualização em Portugal”, “Contratualização Interna e Externa”, “A Contratualização Interna e a Integração”, “Controlo de Gestão” e “Plano de Atividades”.

Com a realização desta formação, o SESARAM pretende retomar uma metodologia de trabalho assente em políticas de gestão estratégica com vista a melhoria efectiva dos processos na gestão organizacional.

Esta formação é co-financiada por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.