Estação de Biologia Marinha realiza sábado noite aberta ao público, com palestra sobre mariscos

A Estação de Biologia Marinha do Funchal, que integra o Departamento de Ciência e Recursos Naturais da edilidade funchalense, promove este sábado, dia 15, uma noite aberta ao público. O objectivo é mostrar à população as actividades que se realizam na estação, tanto no que diz respeito à investigação, como na componente da educação ambiental.

A iniciativa decorre desde 2007, com a estação a abrir as suas portas ao público uma noite por mês, durante o Verão. A Noite Aberta de 2018 inclui uma conferência, às 21 horas, sobre o tema “Mariscos da Madeira”, protagonizada por João Delgado (director de Serviços da Direcção Regional de Pescas e Chefe de fila do projecto MARISCOMAC).

Às 20 e 22h30, por outro lado, haverá visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha.

O projecto MARISCOMAC (Desenvolvimento de condições técnico-científicas, formação e transferência de tecnologia e conhecimento, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia) é desenvolvido em parceria com os arquipélagos das Canárias e Cabo-Verde, no âmbito da cooperação territorial com as regiões da Macaronésia. Com início na Madeira, em Dezembro de 2016, este tem como objectivos a determinação de parâmetros oceanográficos e biológicos dos mariscos com interesse comercial: crustáceos (sapateira, caranguejo da fundura e gamba da Madeira) e moluscos (lapas e caramujos), utilizando tecnologias responsáveis e respeitadoras do ambiente.

As inscrições são gratuitas, pedindo-se a todos os interessados que as efectuem pelo telefone 291 700 360 ou pelo e-mail ebmf@cm-funchal.pt.