Câmara lança condutas de esgotos em São Martinho e obra deverá ficar concluída este mês

esgotos São Martinho
Miguel Silva Gouveia, vice presidente da Câmara do Funchal, quer resolver “assimetrias no Funchal, sobretudo nas zonas altas”.

Uma informação da Câmara Municipal do Funchal anuncia que, neste momento, estão a ser executadas “novas condutas de saneamento básico para as águas residuais afetas a um aglomerado residencial periférico à Rua Dr. António Sales Caldeira, com acabamento na Travessa das Virtudes, na freguesia de São Martinho”.

A empreitada representa um investimento global de 29 mil euros e tem uma extensão de cerca de 350 metros, devendo estar concluída ainda este mês.

O vice-presidente da Autarquia, dá conta que esta “é mais uma das várias intervenções de saneamento básico que a CMF tem colocado no terreno nos últimos meses e em causa está uma nova ligação de esgoto com início neste impasse em São Martinho, que será instalada paralelamente a um ribeiro existente no local, até a uma estação elevatória que se situa no final da Travessa das Virtudes. O lançamento das novas condutas irá beneficiar, numa primeira fase, 15 famílias, prevendo, igualmente, uma limpeza integral do ribeiro.”

Miguel Gouveia, que tem o pelouro do Saneamento Básico no Funchal, reforça que “o objetivo a que nos propusemos foi o de responder assertivamente às necessidades díspares e às assimetrias que se fazem sentir no concelho do Funchal, mais concretamente nas Zonas Altas, algo que progressivamente temos vindo a cumprir através de diversos investimentos relevantes para os nossos munícipes. Quando falamos na garantia de saneamento básico, estamos necessariamente a falar de empreitadas de carácter prioritário, com um enorme retorno em termos sociais, ambientais, educacionais e económicos. São investimentos que parecem, às vezes, invisíveis aos olhos, mas com um impacto tremendo no que concerne à melhoria da qualidade de vida dos funchalenses.”