Mais de quatro mil no evento “Sem Tração” em Água de Pena

Foto DR

Mais de quatro mil pessoas assistiram ontem no Parque Desportivo de Água de Pena ao “Sem Tração 2018”, pela primeira vez realizado com o aval da FPAK, que terminou ao final da tarde com muito fumo, rotações e borracha queimada.

O evento de Drift teve como vencedor da classe Open (classe rainha com viaturas transformadas) o piloto continental Ermelino Neves, enquanto na classe de Iniciados, o vencedor foi o madeirense Gonçalo Nunes.

Seis anos depois de um grupo de amigos aficionados do Drift ter conseguido organizar o primeiro evento da modalidade na Madeira, batizado de “Sem Tração”, eis que na sexta edição o evento atingiu uma dimensão considerável, levando mais de quatro mil pessoas a Machico, o que acontece pela primeira vez desde a primeira edição em 2013.

Em termos competitivos a prova decorreu em dois momentos, as qualificações e as batalhas.

Ermelino Neto na classe Open em BMW E30, seguido por Vítor Dias em BMW E36 e Rui Pinto em Nissan 200 SX foram vencedores.

O melhor madeirense desta classe, Cláudio Nóbrega ficou na 4ª posição.

Quanto à classe de Iniciados, Gonçalo Nunes em Volvo 960 foi o vencedor, seguido por Élio Carvalho em BMW 318 E36 e Xavier Ramos em BMW 320 E36.

Esta foi a primeira vez que a prova foi realizada sob a égide da FPAK -Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tendo sido aproveitada a deslocação dos seus elementos à Madeira para levarem a cabo formações para pilotos e oficiais de prova que farão com que o Drift dê um salto qualitativo na Região.

Responsáveis por este fenómeno, a Flick – Associação Recreativa de Drift da Madeira resolveu juntar esforços com a AMAK – Associação Madeirense de Automobilismo e Karting e o Club Sport Marítimo, para levarem em frente a vontade de federarem a modalidade à FPAK.

Resta acrescentar que o “Sem Tração” voltará em 2019, provavelmente já inserido num futuro possível Campeonato da Madeira de Drift, modalidade em que este evento foi pioneiro.