Foram 3.718 candidaturas para 74 vagas de emprego na Câmara do Funchal, serão mais de 200 lugares até ao próximo ano

Madalena Nunes CMF-reunião2018-06-07 Andre Goncalves-4
A vereadora Madalena Nunes diz que “estamos realmente perante um novo tempo, em que se volta a valorizar os trabalhadores.

Os números são, de facto, impressionantes. A Câmara Municipal do Funchal abriu candidaturas para a criação de 74 postos de trabalho, a atítulo efetivo para os quadros da Autarquia, em diferentes domínios, sendo que para tal foram recebidas 3.718 candidaturas, num processo que decorreu durante o mês de agosto.

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro dos Recursos Humanos, releva a circunstância de estarmos perante uma iniciativa que surge “depois de tantos anos de duríssimas restrições orçamentais, e dos cortes de pessoal impostos pelo Orçamento de Estado, que mantinham as contratações paradas desde 2011″, apontando esta oportunidade para suprir as necessidades da Câmara em termos de quadros, pelo envelhecimento dos colaboradores e as aposentações que tiveram lugar.”

quadro de candidaturas
Quadro de candidaturas.

Para aquela vereadora “estamos realmente perante um novo tempo, em que se volta a valorizar os trabalhadores, e a dignidade da função pública e das soluções que esta deve prestar”, referindo ser esta “uma medida que se enquadra num novo paradigma e numa nova visão, mas igualmente na estratégia de reforço dos quadros públicos que já desencadeámos no fim do ano passado e que vai permitir à CMF contratar, até ao próximo ano, mais de 200 novos colaboradores. Sublinhamos, igualmente, que todas estas integrações no quadro serão suportadas pelo Orçamento Municipal, sem apoios de qualquer espécie.”

Madalena Nunes aponta estas contratações como “um sinal encorajador e de confiança para a cidade e para o futuro”. Lembra que “há muita gente à procura de trabalho e nós precisamos desse trabalho, tanto a nível operacional, como mais especializado, de forma a podermos otimizar a capacidade de resposta dos nossos serviços e responder aos desafios que se colocam hoje em dia à ação da Autarquia, e que são substancialmente diferentes daqueles que eram os desafios de há 10 anos atrás”.

No âmbito deste processo, as contratações compreendem 24 vagas para o posto de jardineiro, 20 para assistente administrativo, 16 pedreiros, 4 canalizadores, 4 arquitetos, 2 motoristas de transportes coletivos, 2 técnicos de higiene e segurança e 2 técnicos superiores de Proteção Civil.

Entretanto, a Câmara do Funchal Autarquia, tem em curso ou em vias de abrir, mais de 200 vagas para os seus quadros. A estes concursos podem concorrer todos os interessados, tenham ou não vínculo à Função Pública. Entre novas contratações, descongelamento de carreiras e mobilidade, a Autarquia vai investir quase dois milhões de euros este ano em Recursos Humanos. Esta foi a primeira de três fases de candidaturas que vão decorrer até ao final deste ano. O próximo lote, a abranger diferentes áreas, será anunciado em breve.