LoLa3 foi o primeiro veleiro a chegar ao Funchal na regata Canárias-Madeira

De acordo com uma informação do Clube Naval do Funchal, passavam 8 minutos das 9 horas da manhã desta quinta-feira, quando LoLa 3, uma embarcação de Lanzarote, estreava a linha de chegada da 20ª edição da Regata Canárias – Madeira. A primeira das 25 embarcações participantes, com Rafael Lasso ao leme, foi a número um em tempo real a chegar à Madeira, depois de aproximadamente 46 horas de navegação. Rafael Lasso é um velejador muito experiente nesta prova, sendo esta a sua 11ª participação. O mesmo revelou que esta foi uma regata “bastante complicada, com vento instável na saída e praticamente em toda a subida até ao Funchal”.

A sua estratégia passou por “manter-se a leste do campo de regatas, evitando a zona de maior perturbação.” A cerca de 10 milhas da costa, já conhecendo as características desta zona, nomeadamente do vento de nordeste, a táctica da embarcação espanhola da Marina Rubicõn, foi levar o veleiro Lola 3 mais a barlavento e assim tirar proveito do vento para mais rapidamente chegar à linha de chegada.

Depois da desistência da embarcação DREAM, Sorondogo IV foi a segunda embarcação a chegar à baía do Funchal pelas 12h09. O veleiro do Real Clube Náutico de Arrecife, também um participante assíduo nesta prova, partilhou da mesma opinião que o adversário, confirmando ser uma “regata difícil principalmente na largada em La Palma, onde tivemos que fazer muitos bordos para conseguir acertar o vento”. Miguel Angel Armas, skipper desta embarcarção de Lanzarote, revelou também que a chegada não foi fácil, ficando cerca de 3 horas parado, já muito perto da costa, por falta de vento. Agora a tripulação pretende aproveitar estes dias na Madeira e está feliz por participar nesta regata, revelando que gosta sempre de o fazer.

Ao início da tarde, chegaram as embarcações The Boss I, eram 14:36:46, de seguida o Atlantis Tercero, às 15:03:14 e dois minutos depois chegava a 1ª embarcação madeirense, o Swing, de José Augusto Araújo. A embarcação do Centro de Treino Mar, revelou algumas “dificuldades pela falta de vento durante alguns períodos” estando cerca de 5 horas em frente à Praia Formosa, sem vento. A embarcação que na última edição em 2016, foi a grande vencedora do Troféu Alivar Cardoso, chegou a pensar “a hipótese de abandonar” mas acabou por não o fazer, tendo ainda confessado ser mais “mais uma boa recordação que ficará com certeza”.

As próximas embarcações deverão continuar a chegar a bom ritmo, durante a próxima noite e o dia de amanhã. Esta quinta-feira é inaugurado o “Village do Mar” na Marina do Funchal com um Happy Hour de boas vindas e amanhã, sexta-feira, continuam os momentos sociais, com o almoço da Malta do Calhau na sede social do CNF,  que terá como convidado o presidente do Real Clube Naútico de La Palma, José Jaubert e um Madeira de Honra no Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira pelas 18h30 para recepção às tripulações, refere uma nota de imprensa.