Marco Gomes esteve no Colégio da Rochinha em dia de aniversário da instituição

O Colégio da Rochinha assinalou hoje 11 anos de existência, inaugurando um espaço que classifica como “inovador e único” na Madeira. A instituição, que inicialmente abriu as portas como infantário a 3 de Setembro de 2007, e hoje celebramos o nosso 11º aniversário contando com a presença do director regional da Educação, Marco Gomes, entre outras personalidades.

O Colégio da Rochinha é um estabelecimento de educação que funciona como Creche, Jardim-de-infância e Escola do 1º. Ciclo do Ensino Básico.

“Consciente da sua posição, o nosso Colégio tem uma identidade que lhe é própria e que lhe concede determinadas características, formas de agir, de estar e de pensar na Educação, que consideramos ser importantes para a construção de um ambiente educativo para e a pensar nas nossas crianças e no seu desenvolvimento integral e harmonioso”, refere a directora pedagógica, Ana Rodrigues.

“No pré-escolar desenvolvemos dois projectos: Matemática + do que Números e Do Berço às Letras. O primeiro procura desenvolver as competências matemáticas que são fundamentais para as aprendizagens futuras e por termos certeza que as crianças começam a construir a sua relação com a matemática muito antes da sua aprendizagem formal. O segundo surgiu da necessidade de criar uma ponte fulcral entre a Educação Pré-Escolar e o 1º. Ciclo do Ensino Básico, objectivando a promoção de uma aprendizagem consciente, integrada e respeitadora dos interesses e necessidades das crianças”, refere aquele estabelecimento de ensino.

Outro projecto é o English@rochinha, que engloba todas as crianças desde a sua entrada no colégio e visa a “aprendizagem e desenvolvimento da língua inglesa em modo infuso no currículo e no quotidiano das nossas crianças”.

A inauguração oficial deste espaço destinado ao 1º ciclo, destaca a instituição, compreende várias alterações no mesmo e respectivo quotidiano a diversos níveis. “O espaço físico, foi remodelado de forma a podermos oferecer condições excelentes, interessantes para as crianças e que promovam as aprendizagens num ambiente calmo, enriquecedor (…)”, refere a escola.