Mergulhadores da Marinha já estão a trabalhar para o afundamento da Corveta no Cabo Girão

navio atracado (1)
A Corveta prepara-se para o afundamento.
Nacio equipa mergulhadores
A equipa de mergulhadores da Marinha.

Uma equipa de mergulhadores da Marinha já está no Funchal a preparar a fase final da “complexa operação de afundamento do EX-NRP Afonso Cerqueira”, refere uma nota da Marinha. O afundamento está marcado para a próxima terça-feira, no Cabo Girão.

​A mesma nota revela que “nesta fase os Mergulhadores são responsáveis pela definição e execução de um plano de aberturas no casco do navio com recurso a cargas explosivas e, posteriormente, realizar os primeiros mergulhos para garantir que o navio apresenta as condições de segurança para poder ser visitado pela comunidade subaquática”.

O afundamento do navio está previsto para terça-feira, a sul do Cabo Girão, onde o  antigo NRP Afonso Cerqueira “irá cumprir a sua derradeira e mais longa missão…criar um recife artificial proporcionando umhabitat a inúmeras especies marinhas que serão a sua última guarnição”, lembra a Marinha

Nao preparação
Já decorrem os trabalhos de preparação para o afundamneto da Corveta.

O ex- NRP Afonso Cerqueira (F488) foi uma corveta da classe “Baptista de Andrade”, desta classe ainda se encontra no ativo o NRP João Roby. A antiga corveta Afonso Cerqueira entrou ao serviço da Marinha em 28 de junho de 1975. A vida operacional do navio terminou em 11 de março de 2015 com o arriar dos símbolos nacionais.