Museu Henrique e Francisco Franco reabriu com melhorias na acessibilidade

O Museu Henrique e Francisco Franco reabriu ontem ao público, após um curto período de encerramento, durante o qual decorreram diversas obras de melhoria de acessibilidades, realizadas pela Câmara Municipal do Funchal.

Esta foi, segundo a CMF,  a primeira fase de um projecto com o co-financiamento do Turismo de Portugal, que contemplou a instalação de rampas de acesso, zonas de descanso e contemplação e casas-de-banho novas e adaptadas.

A segunda fase do projecto prevê, por sua vez, a instalação de sistemas de áudio e videoguias, capazes de oferecer visitas autónomas aos visitantes com deficiência auditiva ou visual, quer com audiodescrição, quer com a disponibilização de Língua Gestual Portuguesa nos dispositivos. O projecto adaptará, igualmente, as idiossincrasias do edifício e do respectivo espólio, instalando uma maquete 3D do edifício 4 do museu, e de três réplicas de peças que fazem parte da sua colecção.

A edilidade vem realçar o trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos anos em termos de acessibilidade e inclusão no concelho, “e que já foi reconhecido, de forma inequívoca, pela menção honrosa da Comissão Europeia ao Funchal, enquanto finalista do Prémio Cidade Mais Acessível 2017, o qual continuará a ser aprofundado, tornando o Funchal numa referência de acessibilidade cultural para o país e para o estrangeiro”, promete a CMF.