Reabilitação de Imóveis apoia este ano 24 famílias no concelho de Santa Cruz

Filipe Sousa CMSC
Filipe Sousa visitou quatro habitações apoiadas no âmbito do Programa de Reabilitação de Imóveis.

A Câmara Municipal de Santa Cruz está a recuperar quatro habitações no âmbito do Programa de apoio à Reabiltação de Imóveis. O Presidente da Autarquia, Filipe Sousa e o vereador com o pelouro da área social, Jaime Silva, visitaram as obras.

O apoio insere-se na missão social da Câmara Municipal de Santa Cruz que “tem por objetivo a ajuda direta às famílias em situação de precariedade habitacional. Este programa surge de uma necessidade verificada quer por visitas ao terreno e contacto direto com a população, quer pela natureza dos pedidos de ajuda feitos junto ao Gabinete Social da autarquia”, diz uma nota da Câmara.

Este programa, que se destina a ajudar famílias carenciadas a melhorarem as suas condições de habitabilidade, vai abranger, este ano, 24 agregados familiares. Numa primeira fase estavam orçados 164 mil euros para intervenções em 16 habitações, valor este que foi reforçado em 60 mil euros para oito novos processos.

O Regulamento Municipal para Apoio à Reabilitação de Habitações estipula como dimensão dos apoios montantes entre os 1.000€ (mil euros) e 5.000€ (cinco mil euros), conforme se trate de pequena ou média intervenção, mas prevê que a Câmara Municipal apoie com montantes superiores, caso se verifique o avançado estado de degradação da habitação intervencionada ou comprovadas carências habitacionais acentuadas, conforme o nº 3 do artigo 4º do Regulamento citado, o que se confirma no processo individual de cada munícipe a ser apoiado.

As moradias que ontem receberam a visita do presidente Filipe Sousa e do vereador Jaime Silva situam-se na Camacha, Santo da Serra, Gaula e Caniço.