Machico manteve noite de tradição dos Fachos com festa religiosa e muitos visitantes

FACHOS ZZZ
A tradição dos Fachos cumpriu-se na noite deste sábado em Machico.
Fachos C
Muito público no arraial da Festa do Santissimo Sacramento em Machico, na noite dos Fachos.

A tradição dos Fachos, em Machico, está diretamente ligada à Festa do Santíssimo Sacramento. E ontem, foi noite mágica com o cumprimento dessa mesma tradição, com muitos visitantes e uma mostra da vivência de outrora, lembrado tempos passados com uma verdadeira arte de mostrar a história às novas gerações. “Fachos – Uma Tradição Secular”, um documentário com o povo de Machico como protagonista, expressa bem o que é viver a noite dos Fachos, a preparação e o dia.

Reza a história que as terras localizadas junto à orla marítima eram, nos séculos XVII e XVIII, alvo de ataques e pilhagens de corsários e piratas, sendo que essa situação levou a uma procura por sistemas de defesas e alerta, de que os fachos são disso exemplo

“A ameaça permanente de pilhagens fez emergir no seio das comunidades, a necessidade urgente de planear e executar estratégias de alarme e defesa da costa, das populações e seus bens. No contexto militar, o primeiro sistema de alarme e defesa no Arquipélago da Madeira foi os fachos. Uma estratégia de defesa utilizada entre os séculos XVI e XVIII. Nos inícios do séc. XIX, apesar da Madeira se encontrar sob a ocupação inglesa, o sistema primitivo de defesa implementado na Madeira, ainda era utilizado pelas gentes locais.
Os fachos desempenhavam uma dupla função: a de defesa e comunicação entre os diferentes núcleos populacionais e inter-ilhas (Madeira e Porto Santo). Os sinais luminosos eram aviso às populações e àqueles que tinham por missão a defesa do território e das suas gentes. O Pico do Facho em Machico, topónimo herdado do facho que outrora ali se acendera, era ponto de comunicação com os picos da Ilha do Porto Santo – Pico do Facho e Pico do Facho da Malhada e ainda, com as Ilhas Desertas que conserva o topónimo Ilha do Facho”, pode ler-se num texto publicado no site Machiconline, onde refere a vária bibliografia consultada.